Buscar no site

Idosa precisa de doação de sangue do tipo O-

Vanda Rodrigues de Andrade tem problema renal crônico e as doações devem ser feitas no Hospital Regional de Assis

Redação AssisCity

  • 25/01/22
  • 14:00
  • Atualizado há 113 semanas

Vanda Rodrigues de Andrade, de 80 anos, moradora de Maracaí, está precisando com urgência de doação de sangue do tipo O-.

A família pede o apoio da população para ajudar a salvar a vida de Vanda, que sofre de problema renal crônico e precisa de transfusão no Hospital de Maracaí, mas as doações devem ser feitas no Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis.

Divulgação - Vanda Rodrigues de Andrade, 80 anos - Foto: Divulgação
Vanda Rodrigues de Andrade, 80 anos - Foto: Divulgação



Como doar?

Para doar basta comparecer ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h.

Para ser um doador de sangue é necessário: ter entre 18 e 65 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).

Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); gestante; parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.

Não podem doar: com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.

Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias; mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Ser um doador de sangue é um gesto de solidariedade e cidadania. Uma única doação pode salvar até três vidas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos