Buscar no site

Ministro Marcos Pontes entrega Bolsas de Iniciação Científica e medalhas para estudantes de Assis e Região

Evento aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis- ACIA, e contou com a participação do prefeito José Fernandes, demais autoridades regionais e familiares dos alunos

Assessoria PMA

  • 15/01/22
  • 11:00
  • Atualizado há 118 semanas

O município de Assis recebeu nesta quarta-feira, de, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes para entrega de Bolsas de Iniciação Científica Jr., e medalhas a estudantes que participaram de competições Científicas apoiadas pelo MCTI.

A Bolsa é um benefício vinculado ao Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do governo federal. Recebem os valores estudantes que se destacam em competições promovidas pelo MCTI e fazem parte de famílias que já estão no Auxílio Brasil.

Em Assis são 15 alunos que recebem a bolsa, que consiste pagamento único de R$ 1 mil para a família e mais 12 parcelas de R$ 100 ao estudante. Além dos valores, o aluno participa de um programa de mentoria do CNPq/MCTI com técnicas de metodologia científica, que tem o objetivo de ajudá-lo em qualquer profissão que ele escolha no futuro.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, afirmou no evento que os países desenvolvidos chegaram lá porque investiram em ciência e tecnologia e deixou uma mensagem aos jovens que receberam medalhas. "Parabéns a todos. Esse é um primeiro passo, espero que vocês tenham muito sucesso. De repente entre vocês está um futuro prêmio Nobel, o astronauta que vai pousar em Marte; o médico que vai descobrir curas de doenças. Vocês são os talentos, desenvolvam esse talento e usem para ajudar outras pessoas".

Divulgação - Alunos receberam premiação em cerimônia na ACIA - Foto: Divulgação
Alunos receberam premiação em cerimônia na ACIA - Foto: Divulgação

O prefeito de Assis, José Fernandes, ressaltou que os jovens representam o futuro do país e que as olimpíadas são uma importante ferramenta para atrair os jovens para o conhecimento. "É muita felicidade estarmos aqui para prestigiar esses jovens talentos, que poderão garantir um futuro melhor do nosso Brasil. Nós temos que acolher essas iniciativas, incentivar, evoluir em indicadores para consolidar o país como uma grande nação, criando um futuro promissor", disse.

O coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Astronomia a Astronáutica-OBA, João Batista Canalle, afirmou que os alunos que participam das olimpíadas e se dedicam, estão seguindo o caminho certo, e incentivou as escolas e prefeituras a apoiarem as olimpíadas.

"O primeiro passo é as escolas participarem das olimpíadas porque ao participar, o aluno está se preparando um pouquinho mais e quem estuda mais, se destaca mais", ressaltou.

Dulce de Andrade Araújo, secretária Municipal da Saúde de Assis, comenta que toda Unidade Escolar Municipal recebe incentivo da gestão pública para adesão em às Olimpíadas disponibilizadas. "Trabalhamos com excelentes profissionais que estão sempre conectados as oportunidades de inserir os alunos em competições nacionais, que visam agregar conhecimento e inovação aos estudantes. Nesse aspecto a motivação da escola e da família é essencial."

Foram premiados no evento alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e programa Caça Asteroides.

Receba nossas notícias em primeira mão!