13 de Julho de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Morador de Assis registra imagens da superlua

As imagens foram feitas no início da manhã desta quarta-feira e também na noite desta terça-feira

Manoel Barbosa é morador de Assis e registrou imagens da superlua rosa. Ele conta que as fotos foram tiradas na noite desta terça-feira, 7 de abril, e também na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, com um celular Xiaomi modelo Redmi.

Segundo Manoel, ele é apaixonado por fotografia e sempre faz registros do céu à noite pela sacada de seu apartamento. O morador também gosta de registrar a beleza das manhãs quando sai para fazer suas caminhadas.

Manoel Barbosa - As fotos foram feitas com um celular Xiaomi modelo Redmi
As fotos foram feitas com um celular Xiaomi modelo Redmi


Apesar de ser chamada de "Super Pink Moon" (Superlua Rosa) nos EUA, a lua não tem de fato uma cor diferente. O nome foi dado por conta de uma planta selvagem dos EUA, a Phlox Subulata, que tem flores róseas e floresce nesta época do ano.

Nesta quarta-feira, 8 e abril, a lua estará cheia em sua totalidade, mas o fenômeno pode ser visto até quinta-feira, 9 de abril. Para observar, basta olhar para o leste desde o pôr do sol.

O ideal é estar no ponto mais alto de sua cidade ou em um local com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a lua parecer muito maior do que de costume.

Nada impede também que você observe a superlua quanto ela estiver alta no céu, mas o efeito será menos impressionante.

Manoel Barbosa - A superlua poderá ser vista ainda nesta quarta e quinta-feiras
A superlua poderá ser vista ainda nesta quarta e quinta-feiras


Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma "superlua" é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2020 ela já ocorreu duas vezes, em 9 de fevereiro e 9 de março, e ocorrerá também nesta quarta-feira, 8 de abril e também no dia 7 de maio.

Depois disso, os eventos começam a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando já vai estar fora da posição "ideal”. Portanto, não é considerada uma superlua. Grande, talvez, mas não Super. O evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM