Buscar no site

Nosso principal cartão-postal: Catedral de Assis

O capítulo de hoje de nossa história de amor teve início antes mesmo da fundação da cidade

Fernando Nascimento

  • 19/03/23
  • 11:00
  • Atualizado há 57 semanas

15/118

"Tudo foi com a Graça de Deus"

Monsenhor Floriano

O capítulo de hoje da nossa história de amor contada em 118 capítulos teve início antes mesmo da fundação da cidade. Desde 1890, uma pequena capela de madeira, já funcionava, no mesmo local atual, atendida por um padre de Platina. Somente 15 anos depois, a histórica doação de 80 alqueires de terra foi feita pelo Capitão Francisco Assis Nogueira, para início do povoado que hoje chamamos de Assis.

Com o aumento dos fiéis, algumas pequenas reformas foram feitas nos anos seguintes e, por volta de 1920, as obras para a Catedral de alvenaria foram iniciadas, começando a receber missas em 1928, com término da torre e das duas cúpulas em 1938.

Divulgação - Construção Catedral - Foto: Divulgação
Construção Catedral - Foto: Divulgação

Pouco mais de 20 anos após a finalização de sua construção, a primeira Catedral da cidade apresentava alguns problemas estruturais que colocavam em risco a integridade física de seus frequentadores. Além disso, uma erosão entre as ruas 9 de julho e XV de novembro, conhecida como o primeiro "Buracao de Assis", oferecia a possibilidade real de comprometer a estrutura da antiga construção.

Divulgação - Construção Catedral - Foto: Divulgação
Construção Catedral - Foto: Divulgação

Diante de tais problemas, o Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, tido como "louco", em suas próprias palavras, resolve aceitar a missão, a pedido do Bispo Dom Lázaro, de edificar uma nova, sólida e moderna Catedral, que pudesse tornar-se um símbolo da cidade.

Divulgação - Catedral antiga - Foto: Divulgação
Catedral antiga - Foto: Divulgação

Monsenhor Floriano decide construir o templo baseado em um projeto de uma igreja localizada no Paraná, criado por um arquiteto italiano. O início das obras, em 1957, foi pelos fundos, para não prejudicar a realização das missas. Generosas doações da comunidade ajudaram a viabilizar a empreitada. Diversos materiais foram adquiridos diretamente da fábrica, pela metade do valor, ou a preços de custo, como as ferragens, adquiridas em Minas Gerais, de uma siderúrgica da qual o irmão de Dom Lázaro era chefe. O transporte foi doado pela Estrada de Ferro Sorocabana.

Outros milagres vivenciados durante o período da construção, foram a compra de cimento e cal mais baratos, das mãos do proprietário da Votorantim, à época, Antônio Ermínio de Moraes, bem como a doação de toda a areia necessária para construção, retirada por uma draga no Rio Paranapanema, na obra da rodovia que ligaria Assis a Florínea. O engenheiro da estrada, inclusive, doou inúmeras cabeças de gado para os leilões realizados em prol do projeto. Doações, aliás, também feitas por outros pecuaristas da região. Os vidros vieram de uma fábrica de um ex-ministro do governo federal, a preços simbólicos.

Madeiras, pedras e blocos também foram conseguidas através de doações ou por preços mais baixos. A continuidade da construção e a demolição do antigo prédio foram feitas com a ajuda de membros da comunidade, de empresas e até mesmo de prefeitos, de Assis e de cidades da região, com mão-de-obra especializada.

Divulgação - Catedral interna - Foto: Divulgação
Catedral interna - Foto: Divulgação

Finalmente, em 1967, foi celebrada a missa de inauguração da Catedral "Sagrado Coração de Jesus - São Francisco de Assis", pelo Monsenhor Floriano e pelo Bispo Diocesano Dom Lázaro.

A Igreja Matriz de Assis possui arquitetura românica, com grandes arcos, altos pilares, uma nave central, cúpula, abóbadas galeras e outras obras, todas com significado específico. Pinturas sacras diversas ajudam a fazer com que a edificação seja o principal ponto turístico de Assis, um dos sonhos de seu idealizador.

Missas, casamentos, batizados, preces, confissões são realizadas diariamente, com uma acústica excelente e todo o conforto para os fiéis. Sua praça possibilita diversão e tempos de reflexão para seus visitantes, com uma linda fonte, sempre admirada por crianças e adultos. Todos os dias, a cada 15 minutos, seu sistema de som e sinos, nos lembram de nossos compromissos e afazeres, celebrando a vida, em todos os momentos.

Impossível não sentir orgulho de possuirmos tão imponente obra em nossa cidade, uma das maiores e mais belas Catedrais do interior de São Paulo. Cada filho de Assis tem uma história com a Catedral, seja dentro do templo ou mesmo em sua praça. Histórias de amor, de gratidão, de bênçãos, milagres, de amor. Histórias de vida.

Divulgação - Catedral Assis - Foto: @mundozinhos
Catedral Assis - Foto: @mundozinhos

Qual é a sua?

Acesse https://www.diocesedeassis.org/paroquia/3/paroquia-sagrado-coracao-de-jesus-catedral-de-assis-assis-sp para conhecer um pouco mais sobre a Catedral

Por Fernando de Freitas Nascimento, com textos dos livros "Assis, de A a Z", de Marcos Barrero e "História & Memória da Diocese de Assis", editado por Luiz Carlos de Barros

Receba nossas notícias em primeira mão!