28 de Novembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Palmital é a única cidade da região em que é feriado no Dia da Consciência Negra

Feriado foi instituído em 2007

Palmital é a única cidade da região em que é feriado no Dia da Consciência Negra; em Assis é considerado ponto facultativo municipal.

O feriado municipal em Palmital foi instituído em 2007 por meio de lei do vereador Eduardo Apolinário Vasconcelos, aprovado pela Câmara.

No Brasil, o Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 e incluído no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito nacional por meio da Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, pois é a data em que Zumbi dos Palmares, maior líder negro do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista, foi morto em 1695.

A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, representa o reconhecimento aos descendentes africanos e o combate ao racismo e à discriminação para a criação da igualdade social e a afirmação da cultura afro-brasileira.

Mesmo com o feriado municipal o comércio da cidade funcionará nesta sexta-feira, das 10h às 16h em razão da promoção Black Friday.

divulgação

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM