29 de Maio de 2020
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Paraguaçu Paulista é o único município com mais de 40 mil habitantes sem nenhum caso positivo de Covid-19

Cidade faz divisa com cidades com alto índice de disseminação do vírus, como Assis e Quatá.

Últimos focos de resistência ao coronavírus no interior de São Paulo, cidades que ainda não tiveram casos da doença estão criando cordões de isolamento para retardar a chegada da covid-19. As medidas incluem a retomada de barreiras sanitárias, o monitoramento de casos suspeitos e a distribuição de máscaras. A covid-19 já registrou casos em 463 das 645 cidades paulistas – 72% do total. Até o último domingo, 17, havia 62.345 casos e 4.782 mortes. Conforme previsão do governo paulista, até o fim de maio, todas as cidades do Estado terão pelo menos um caso da doença.

Único município com mais de 40 mil habitantes que ainda não tem casos positivos de covid-19, Paraguaçu Paulista, passou a usar barreiras volantes na tentativa de se manter livre do vírus. A cidade, de 45.703 habitantes, monitora atualmente seis casos suspeitos, mas não há nenhum confirmado. De acordo com a prefeita Almira Garms (PSDB), devido aos bons resultados obtidos com o bloqueio nos acessos da cidade, agora as barreiras móveis atuarão em ruas internas da área urbana.

O controle é feito principalmente em pontos de maior aglomeração. "Os agentes fiscalizam o uso obrigatório de máscaras e estão autorizados a receber doações de material de limpeza e higiene que será distribuído à população mais vulnerável", disse. Segundo a prefeita, as barreiras foram adotadas para evitar que pessoas de outras regiões possam trazer o coronavírus para a cidade.

Paraguaçu Paulista faz divisa com cidades com alto índice de disseminação do vírus, como Assis - 42 casos e 5 óbitos, Quatá - 18 casos e duas mortes —, e Rancharia - cinco casos e um óbito. Forasteiros que justificavam a necessidade de adentrar a cidade e não têm sintomas são orientados sobre a necessidade de usar máscara. Quem não tem, ganha uma. "Em 15 dias, distribuímos mais de 700 máscaras", disse a prefeita.



TV Paraguaçu
+ VEJA TAMBÉM