Buscar no site

Pré-candidato desconhece existência de FATEC em Assis e faz diretor emitir carta aberta e alunos protestarem

Na carta, o diretor da Fatec Luiz Carlos Begosso lembra que a unidade de ensino foi instalada na cidade em 2014

Redação AssisCity

  • 09/07/20
  • 17:00
  • Atualizado há 194 semanas

O diretor da Fatec Assis, Luiz Carlos Begosso, emitiu uma carta aberta após o pré-candidato à Prefeitura de Assis, Coronel Franco, demonstrar, em entrevista ao Portal AssisCity e Rádio Difusora de Assis, desconhecer a existência da instituição de ensino na cidade. A entrevista ainda rendeu revolta e protesto de alunos nas redes sociais, que procuraram o Portal AssisCity para demonstrarem sua indignação.

Na carta, o diretor da Fatec Luiz Carlos Begosso lembra que a unidade de ensino foi instalada na cidade em 2014, com acolhimento no mesmo ano da 1ª turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Atualmente há 240 alunos matriculados, além de professores e funcionários "que trabalham com o objetivo maior que é o oferecimento de um curso de qualidade, competitivo, que atenda as demandas do mercado de trabalho e que possa contribuir com o desenvolvimento profissional e produtivo do Estado de São Paulo", diz trecho da carta assinada pelo diretor, que ainda lembra que os alunos tiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade do MEC. E completa "isso nos garante figurar entre os dez melhores cursos de graduação tecnológica em Gestão Comercial do país".



Já a indignação dos alunos e seus depoimentos não são tão polidos quanto aos do diretor. Alunos consideram que ignorar a existência da Fatec em Assis demonstra total despreparo para administrar uma cidade.

Fernanda Pereira da Silva, aluna da sétima turma da Fatec, o descaso com o nome da faculdade foi inaceitável. "Nós estamos aqui em Assis desde 2014, fazemos projetos sociais, trotes solidários e diversos eventos em prol da nossa cidade. No curso temos alunos de toda a região e em todos os grupos da faculdade os alunos se revoltaram após a entrevista do pré-candidato", diz.

Divulgação - A Fatec Assis funciona atualmente no prédio da Unesp de Assis
A Fatec Assis funciona atualmente no prédio da Unesp de Assis

A coordenadora do curso de Gestão Comercial da Fatec, Taciana Maria Lemes de Luccas, conta que os protestos começaram logo pela manhã e alunos marcaram o pré-candidato Coronel Franco pedindo que se retratasse. "É muito reconfortante saber que os alunos defendem na nossa instituição e também é muito triste um assisense que pretende ser prefeito da nossa cidade não saber da nossa existência", reclama.

Divulgação - A FATEC Assis realiza anualmente ações sociais em prol das instituições da cidade
A FATEC Assis realiza anualmente ações sociais em prol das instituições da cidade

As reclamações por parte dos alunos foram além, para Érica Damasceno, aluna do sexto período, o pré-candidato deveria estudar a cidade antes de tentar se eleger para um cargo tão importante. "Ele não foi humilde, em nenhum momento pediu desculpa pelo seu erro, mesmo depois dos entrevistadores corrigirem, ele só desmereceu o curso e a faculdade. Um absurdo, um despreparo", finaliza

Divulgação - Atualmente há 240 alunos matriculados, além de professores e funcionários
Atualmente há 240 alunos matriculados, além de professores e funcionários

Confira a carta aberta na íntegra:

A Faculdade de Tecnologia (FATEC) está em Assis desde 2014

A Faculdade de Tecnologia de Assis, unidade de ensino do Centro Paula Souza, é hoje a maior instituição de ensino tecnológico da América Latina e uma das maiores do mundo. A Fatec foi instalada na cidade em julho de 2014 e já em agosto do mesmo ano acolheu os 40 alunos da 1ª turma do curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

Hoje, a Fatec possui 240 alunos matriculados, 15 professores e 06 funcionários que trabalham com o objetivo maior que é o oferecimento de um curso de qualidade, competitivo, que atenda as demandas do mercado de trabalho e que possa contribuir com o desenvolvimento profissional e produtivo do Estado de São Paulo.

Nestes seis anos de existência da Fatec em Assis, nossos alunos obtiveram a nota 5, que é a máxima, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade do MEC, o que nos garante figurar entre os dez melhores cursos de graduação tecnológica em Gestão Comercial do país.

Em 2018, o curso de Gestão Comercial obteve a Renovação do Reconhecimento por 5 anos, que é o prazo máximo concedido pelo Conselho Estadual de Educação a cursos de graduação.

Assim, torna-se evidente de que a presença da Fatec em nossa cidade alcança, sim, os objetivos pretendidos como instituição de ensino superior que atende a todas as camadas da população, de forma gratuita, antenada com as mudanças no mercado e com qualidade.

As conquistas alcançadas nos últimos anos se devem ao excelente trabalho e dedicação dos professores, funcionários e da seriedade com que os nossos 240 estudantes frequentam diariamente a Fatec.

Ao olharmos para o que já foi realizado durantes esses 06 anos da Fatec Assis, vislumbramos um futuro promissor em que, graças a essa equipe de professores, funcionários e estudantes, construiremos uma instituição de ensino que sempre sonhamos.

A Fatec é de Assis!

Luiz Carlos Begosso

Diretor da Fatec Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos