Buscar no site

Primeira Igreja Batista em Assis: 102 anos de uma caminhada de compromisso, amor e fé

A igreja sempre teve um grande interesse pela evangelização, com muitos pontos de pregação em várias cidades da região

Fernando Nascimento

  • 28/05/23
  • 11:00
  • Atualizado há 43 semanas

85/118

Este domingo é dia de contarmos a história do Especial Assis 118 anos da Primeira Igreja Batista em Assis, que se confunde com a própria história da cidade.

Mas, antes, conheça um pouco da história da denominação. O movimento foi iniciado pelos ingleses John Smyth e Thomas Helwys em Amsterdam. Devido às suas crenças,, eles foram para o exílio em 1607 para a Holanda com outros crentes. Acreditavam que a Bíblia deveria ser o único guia tendo o batismo como uma exigência, seguindo os passos de João Batista. Esta interpretação bíblica deu origem à Igreja Batista, em 1609.



Divulgação - Parte interna da igreja anos 70-90 - Foto: Divulgação
Parte interna da igreja anos 70-90 - Foto: Divulgação

As igrejas começaram a se espalhar pela Inglaterra e, diante da perseguição sofrida, muitas pessoas migraram para a América, para as colônias da Nova Inglaterra (que viriam a formar os Estados Unidos). Em solo americano a Primeira Igreja Batista de Providence foi instituída em 1639. Quase dois séculos depois, por volta de 1815, missionários batistas foram enviados à América Latina, África, Ásia e Europa, chegando ao Brasil em 1860.

Anos depois, durante a Primeira Guerra Mundial, irmãos chegaram em nossa região, dando início ao trabalho Batista em Assis, no ano de 1917. A Primeira Igreja Batista foi organizada em fevereiro de 1921. As reuniões começaram na casa do irmão João R. Freitas, e com o aumento do número de frequentadores, sob administração do pastor Frederico Anderson, a igreja passou a contar com 18 membros.

Divulgação - Parte interna igreja atual - Foto: Divulgação
Parte interna igreja atual - Foto: Divulgação

Em 1923 começou, com o auxílio dos irmãos, a construção do primeiro templo, de madeira, no terreno doado pelo fundador João onde a igreja está instalada até hoje, na Avenida Nove de Julho.

A igreja sempre teve um grande interesse pela evangelização, com muitos pontos de pregação em várias cidades da região, Aos domingos à tarde, o coral da igreja e a mocidade da época faziam visitas evangelísticas, indo até elas na maioria das vezes de caminhão. Em 1935, a igreja começou a receber muitos irmãos de procedência leta, provenientes de várias localidades como Varpa, distrito de Tupã.

Divulgação - Fachada igreja anos 70 - Foto: Divulgação
Fachada igreja anos 70 - Foto: Divulgação

Em 1940, sob os trabalhos do pastor João Lukas, começa a construção do primeiro templo de alvenaria. A mocidade daquela época trabalhou muito para levantar fundos para a construção. Nesse tempo a igreja já contava com quase 100 membros e a pedra fundamental do novo templo foi lançada no mesmo terreno. Ao lado do templo, foi construída uma casa pastoral, o que foi considerado uma grande realização, pois na época era a primeira igreja evangélica a possuir uma casa pastoral.

A igreja, desde a sua fundação, adotou a prática de recomendar, enviar e ajudar financeiramente muitos seminaristas e estudantes de teologia. Muitos dos quais se tornaram pastores e missionários levando a palavra de Deus, e também o nome da cidade, a várias regiões do Brasil e do mundo. A igreja também ajudou na construção de templos em diversos lugares.

Divulgação - Fachada igreja atual - Foto: Divulgação
Fachada igreja atual - Foto: Divulgação

Nos anos seguintes, diversos trabalhos sociais foram feitos pela igreja. Desde aulas para uma escola primária anexa ao templo, ministradas por uma professora do grupo, até cessão do espaço, para ministração de aulas do Grupo Escolar João Mendes. Também ajudou com a preparação de merenda escolar (sopas) para a escola. A pedido da ACIA, o SENAC funcionou por um tempo no salão social.

Os trabalhos de evangelização também eram constantes na cidade. Cultos com um cantor famoso na década de 50, chamado Luiz de Carvalho. Programas de rádio e propagandas diárias com convite para os cultos, feitos também em jornais

Na década de 70, a igreja desenvolveu uma estratégia tecnológica revolucionária: a aquisição de um aparelho de telefone, para evangelização telefônica na cidade: o Teleamor de Assis, que funcionou de 1978 a 1988, um verdadeiro" telemarketing do bem".

Hoje a igreja conta com diversos ministérios, como Escola Bíblica Dominical, Música, Evangelismo, Ação Social, Departamento Infantil, Mulheres, Homens, Jovens e Adolescentes, entre outros, com cerca de 140 membros. Suas "igrejas-filhas" são Igreja Batista em Presidente Prudente (1926), a Segunda Igreja Batista de Assis (1986) e a Primeira Igreja Batista em Maracaí (2015).

A PIBA, sempre teve em sua mente e coração, o anseio de cumprir a missão dada por Jesus, em realizar o "ide e pregai o evangelho do reino à toda criatura", em outras palavras, fazer missões.

Divulgação - Fachada da igreja anos 80-90 - Foto: Divulgação
Fachada da igreja anos 80-90 - Foto: Divulgação

Foram 19 pastores desde sua fundação (o pastor atual chama-se Adalberto Fagundes). A experiência de 102 anos de vida, tem sido importante para vencer os desafios deste tempo. As gerações que passaram pela Igreja deixaram sua marca registrada, e certamente ela tem muito por avançar, crescer e alcançar.

Divulgação - Primeira Igreja Batista em Assis: 102 anos de uma caminhada de compromisso, amor e fé
Primeira Igreja Batista em Assis: 102 anos de uma caminhada de compromisso, amor e fé

A Primeira Primeira Igreja Batista de Assis faz parte de minha história, pois lá me casei, em 2004.

Qual a sua história com a Batista?

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos