Buscar no site

Professora e alunos entregam brinquedos e cartas para crianças internadas em Assis

Alunos arrecadam anualmente os itens e entregam na Santa Casa de Assis e Hospital Regional

Redação AssisCity

  • 16/10/21
  • 10:00
  • Atualizado há 130 semanas

A solidariedade, a gentileza e a empatia com o próximo mudam vidas, e é baseado nisso que a professora Nelsa Carlos de Oliveira, de 60 anos, levou o projeto 'Gentileza Gera Gentileza' para dentro de sala de aula.

"O projeto nasceu da necessidade de engajar os alunos do Ensino Fundamental e Médio, das disciplinas de Português e Inglês, da Escola Estadual Dr. Clybas Pinto Ferraz em um projeto que lhes proporcionasse a oportunidade de exercer o voluntariado solidário, aliado ao aspecto pedagógico da escrita de cartas", contou Nelsa.

Divulgação - Entregas feitas no Hospital Regional de Assis - Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'
Entregas feitas no Hospital Regional de Assis - Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'

Os brinquedos são arrecadados entre os alunos, equipe gestora, professores e funcionários da unidade escolar, durante algumas semanas que antecedem a respectiva data. "Os alunos engajados escrevem cartas com mensagens de otimismo para as crianças que estão hospitalizadas", contou a professora.

Em 2005, Nelsa sofreu ao ver seu filho, na época com 9 anos de idade, internado por 30 dias na Santa Casa de Assis acometido com uma grave pneumonia.

Divulgação - Por conta da pandemia apenas Nelsa esteve na entrega dos brinquedos e cartas -  Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'
Por conta da pandemia apenas Nelsa esteve na entrega dos brinquedos e cartas - Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'

Enquanto seu filho estava internado, alunos do ensino fundamental mandaram cartinhas de apoio a ele e, segundo a professora, isso serviu de inspiração.

"Posso afirmar que essa atitude contribuiu imensamente para a plena recuperação dele e isso também me serviu de inspiração. Essa foi a principal razão pela qual propus aos alunos que o alvo do projeto fosse as crianças internadas ou recém-nascidas", completou.

Divulgação - A entrega é feita para mamães de recém nascidos e crianças internadas -  Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'
A entrega é feita para mamães de recém nascidos e crianças internadas - Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'

Então anualmente, desde de 2006, Nelsa e seus alunos levam brinquedos e cartas para crianças internadas nos hospitais da cidade.

"No Dia das Crianças, nós levamos um pouco de alegria para esses pequenos. A solidariedade e a gentileza são virtudes; o nome do projeto foi inspirado na frase 'gentileza gera gentileza', inúmeras vezes repetida por José Datrino, o 'Profeta Gentileza'", explicou Nelsa.

Divulgação - Ação visa levar alegria e apoio para a crianças doentes -  Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'
Ação visa levar alegria e apoio para a crianças doentes - Foto: Divulgação - Projeto 'Gentileza Gera Gentileza'

Nelsa explicou ainda que por conta da pandemia da COVID-19 apenas ela entrou no Hospital, e foi acompanhada pela equipe médica composta pela Elisângela Batista de Sousa, Técnica de Enfermagem, Luciana Teixeira, Auxiliar de Enfermagem e a Diretora do Materno Infantil, Maria Sílvia Maschio e Silva.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais