Buscar no site

Rotary entrega placa comemorativa dos 30 anos de inauguração da estátua de São Francisco em Assis

Ação foi um presente da instituição ao aniversário de 117 anos da cidade

Redação AssisCity

  • 03/07/22
  • 11:00
  • Atualizado há 90 semanas

Na tarde de sexta-feira, 1° de julho, aniversário de 117 anos de Assis, o Rotary Club entregou uma placa comemorativa dos 30 anos de inauguração da estátua de São Francisco de Assis, localizada na rotatória da Avenida Rui Barbosa.

Em 1992 o artista plástico, de Mogi das Cruzes, Lúcio Bittencourt confeccionou a estátua, de 13 metros de altura e toda trabalhada em aço inox. Na época a idealização do projeto ficou por conta do Rotary Club de Assis Norte, na gestão do então presidente o médico Dr. Emerson Bragaroli, em parceria da Prefeitura de Assis, na gestão do prefeito Romeu Bolfarini.

Divulgação - Lúcio Bittencourt e jovens do Interact entregaram placa comemorativa aos 30 anos da inauguração da estátua de São Francisco de Assis - Foto: Divulgação/Lia Ribeiro
Lúcio Bittencourt e jovens do Interact entregaram placa comemorativa aos 30 anos da inauguração da estátua de São Francisco de Assis - Foto: Divulgação/Lia Ribeiro



No aniversário da cidade Lúcio Bittencourt retornou à Assis e se surpreendeu com o bom estado da estátua e contou ao Portal AssisCity como foi o processo de produção da obra de arte que se tornou o segundo maior marco rotário do mundo.

"O estado dela está excelente e é muito bom ver que o trabalho foi bem feito, ela tem sim uma assinatura da obra, mas por conta de seu tamanho fica difícil encontrar, então agora com essa placa toda a população poderá conhecer um pouco da história da estátua. Eu me lembro que a escultura foi feita aqui em Assis mesmo, no pátio da prefeitura, então eu fiquei uma temporada toda aqui, contamos com a ajuda de uma cervejaria também, que doou parte do material", explicou o artista.

Divulgação - Estátua de São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa em Assis - Foto: Divulgação/Mundozinhos
Estátua de São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa em Assis - Foto: Divulgação/Mundozinhos

Após ser instalada e inaugurada a estátua do São Francisco de Assis se tornou o cartão postal da cidade.

O santo é conhecido como padroeiro dos animais e Lúcio afirma que quando a estátua foi colocada na rotatória diversas aves começaram a rondar o monumento. "Eu me recordo que enquanto o guindaste colocava a estátua no lugar, várias e várias andorinhas começaram a sobrevoar o local, além disso, quando retornei para ver a conclusão da instalação, muitos ninhos já estavam feitos na estátua, foi uma das coisas mais interessantes que já vi", relatou Lúcio.

Divulgação - Estátua se tornou o cartão postal de Assis - Foto: Divulgação/Mundozinhos
Estátua se tornou o cartão postal de Assis - Foto: Divulgação/Mundozinhos

A idealização da homenagem foi do Interact Assis do Vale, que são Jovens de 13 a 18 anos de idade, a placa definitiva está sendo confeccionada e terá QR CODE, onde será possível verificar pelo celular a história completa desde a idealização até a inauguração da Estátua.

Na oportunidade estiveram presentes representantes dos quatro Rotarys Clubs da cidade e de autoridades, Do Interact Assis do Vale e autoridades.

Divulgação - Estátua de São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa em Assis - Foto: Divulgação/Mundozinhos
Estátua de São Francisco de Assis na Avenida Rui Barbosa em Assis - Foto: Divulgação/Mundozinhos

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos