Buscar no site

Sabor e ousadia na receita compõem a Golden Puro Malte

Culinária

  • 06/11/18
  • 14:00
  • Atualizado há 285 semanas

Se você gosta de apreciar uma boa cerveja, provavelmente deve ter notado que o número de opções tem aumentado a cada dia. As cervejas artesanais são as novidades que vieram para ficar, além das cervejarias que estão expandindo seus rótulos e também movimentando o mercado.

Um dos produtos recém-lançado é a cerveja Golden Puro Malte. A receita foi desenvolvida e pensada pelo mestre cervejeiro Rogério Bellini, da Malta, que atua na profissão há 20 anos e tem mestrado em tecnologia cervejeira na Europa. Ele conta quais são os diferenciais deste produto tão especial.

"A Golden é uma cerveja de estilo bohemian pilsener, que está crescendo no mercado. O plano era produzirmos uma cerveja puro malte e que tem na composição malte, lúpulo e água. Buscamos a melhor qualidade destas matérias-primas, desenvolvendo e buscando equilíbrio. Neste caso, utilizamos uma combinação de lúpulo alemão e um misto de lúpulos da República Tcheca. Trata-se de uma cerveja com frescor, aroma equilibrado e amargor combinado, mas que não é cansativo. Muitas pessoas querem experimentar uma cerveja com mais paladar e aroma, mas sentem um sabor muito forte. A Golden acompanha bem o churrasco, um jantar, um prato mais elaborado e ao mesmo tempo permite que a pessoa tome uma quantidade moderada, mas que a satisfaça", afirma.

A GOLDEN

A Golden Puro Malte foi elaborada a partir de blendes de maltes e lúpulos selecionados. Sua receita é especialmente preparada pensando em proporcionar um paladar agradável e uma combinação perfeita de aromas, mantendo-se refrescante, contudo encorpada com coloração acobreada e médio amargor.

Para os grandes apreciadores de cerveja, nada melhor do que uma bela receita de puro malte. E para quem não conhece, vale a pena experimentar!

Divulgação

A PROFISSÃO

Mas como produzir uma cerveja de qualidade e que agrade os paladares cada vez mais exigentes? Rogério conta como o seu interesse foi despertado para a profissão, além do aumento da procura por cervejas diferentes.

"Essa ainda é uma profissão um pouco incomum, mas que já está sendo cada vez mais comentada. Eu comecei a trabalhar na Malta há 20 anos e já tinha tido experiência industrial e de fermentação, mas comecei a me interessar especialmente pela produção de cerveja. Eu tive um mestre que me ajudou muito na época e a cervejaria me proporcionou uma oportunidade pela qual sou grato até hoje, que foi de ir para a Europa fazer mestrado em tecnologia cervejeira. Acredito que essa profissão esteja crescendo à medida que as pessoas começaram a experimentar outros tipos de cerveja, pois querem ter experiências diferentes de paladar. Com isso, surgem vários outros tipos, estilos, fabricantes e até produtores caseiros que se interessam pelo assunto. Consequentemente, mais mestres cervejeiros também", afirma.

Segundo Rogério, as atualizações desse setor são constantes e um bom profissional cervejeiro deve estudar bastante para acompanhar tais movimentações.

"Desde o começo foi muito estudo, experiência, visitas em indústrias europeias e assim estou até hoje. Esse é um setor como qualquer outro e temos que nos profissionalizar. Eu nunca posso parar de estudar, porque são novas tecnologias e desenvolvimentos, até mesmo naquilo que fazemos há muito tempo. A cerveja é feita de detalhes que fazem a diferença no produto final e um pequeno deslize pode acarretar em um prejuízo muito grande. Há pouco tempo não havia escolas especializadas para formação e estudo no Brasil, mas atualmente elas já existem e são uma oportunidade para estudar sem precisar ir para o exterior. Existe muita gente que faz na prática, mas eu aconselho estudar", salienta.

E como é a rotina de trabalho? Rogério explica que o mestre cervejeiro é responsável desde o desenvolvimento do produto até o acompanhamento da parte operacional.

"Logo no início, o mestre cervejeiro é responsável pelo desenvolvimento do produto, ou seja, escutar o que as pessoas e a empresa querem de novidade. A partir disso, ele começa a desenvolver a fórmula, estudar as matérias-primas específicas para determinado tipo de cerveja, realização de testes, tudo isso até chegar ao produto desejado. A rotina diária é fazer o acompanhamento de todo esse processo de qualidade, desde a matéria-prima até a produção, assim como o envaze nas embalagens, seja lata, garrafa ou barril. O mestre também faz o acompanhamento no mercado, pois quando ela sai da fábrica, o trabalho continua. Precisamos nos ater à estabilidade, ao transporte, à estocagem e, principalmente, ao que a pessoa está sentindo ao tomar o produto. Afinal, fazemos para o cliente", explica.

Rogério explica que a levedura é um dos componentes que mais importantes do preparo, pois é o que fará a fermentação da cerveja.

"Os detalhes são importantes porque cada ingrediente tem o seu papel e as suas preocupações. No caso da levedura, por exemplo, trata-se de um ser vivo, um microrganismo que gera várias preocupações como temperatura e nutrição. É a levedura que permitirá a fermentação da cerveja e faz com que a matéria-prima escolhida tenha o aroma e o paladar desejado. Mas além dessas questões, o processo de fabricação deve ser muito cuidadoso e ai entra o papel importante de toda a equipe de trabalho, essencial para um produto de qualidade", conclui.

Divulgação - A Golden Puro Malte foi elaborada a partir de blendes de maltes e lúpulos selecionados
A Golden Puro Malte foi elaborada a partir de blendes de maltes e lúpulos selecionados

Redação AssisCity - Bruna Fernandes, Flávia Schincariol, cervejeiro Rogério Bellini e Paula Buralli
Bruna Fernandes, Flávia Schincariol, cervejeiro Rogério Bellini e Paula Buralli

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também