Buscar no site

Santa Casa de Jaú improvisa corredor no pronto-socorro para atender pacientes com Covid-19; vídeo

Referência na região, unidade não tem mais leitos com saída de oxigênio e equipe teve que alocar pacientes no pronto-socorro, sala de sutura, consultórios médicos e outros espaços. Diretoria fala em 'colapso'.

G1

  • 26/01/21
  • 16:00
  • Atualizado há 165 semanas

A Santa Casa de Jaú (SP) teve que improvisar um corredor no pronto-socorro da unidade para atender à alta demanda de pacientes com Covid-19. Até a manhã desta terça-feira (26), 23 pessoas estavam no PS aguardando por vagas nas enfermarias e outras 12 precisam de espaço na UTI.

A Santa Casa chegou a emitir um comunicado na segunda-feira (25) pedindo ajuda ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru para diminuir a fila de espera no hospital e até citou "colapso" na unidade.

"Não sabemos mais o que fazer, chegamos ao colapso", admite a diretoria da Santa Casa.



Segundo a gerente administrativa da Santa Casa de Jaú, Scila Carretero, atualmente 123 pacientes com Covid estão internados na unidade e os moradores que aguardam no pronto-socorro serão inseridos no sistema Cross para serem encaminhados para outros hospitais.

Divulgação - Santa Casa de Jaú improvisa corredor para atender pacientes com Covid no pronto-socorro ? Foto: Arquivo pessoal
Santa Casa de Jaú improvisa corredor para atender pacientes com Covid no pronto-socorro ? Foto: Arquivo pessoal

"Hoje estamos ocupando a sala de emergência, sala de sutura, consultório médico, todo o complexo do pronto-socorro está comprometido para pacientes da Covid e a nossa preocupação são as outras patologias de urgência, que nós não vamos conseguir atender devido a essa alta demanda", explica.

Scila também informou que, se novos pacientes chegarem à unidade nesta terça-feira (26), vítimas de acidentes ou outras patologias graves terão de ser atendidos no corredor do pronto-socorro.

"Nós montamos um corredor no pronto-socorro totalmente isolado porque o paciente de Covid é transmissível, então ele tem que ficar isolado. O paciente com suspeita, a gente também não pode colocar lá, eles têm que ficar todos isolados sala por sala. É isso o que a gente tem feito, o que compromete o nosso número de atendimento para outras patologias, Samu, acidentes", afirma Scila.

Segundo a gerente, a equipe do hospital começou a perceber um número muito elevado de pacientes a partir da segunda semana de janeiro e acredita que a situação foi um reflexo das festas de fim de ano. Em relação ao oxigênio, Scila explicou que a unidade ainda não registrou falta do gás.

"Oxigênio nós temos, mas não temos ponto de oxigênio. Se começar a chegar mais pacientes do que já está, ele vai ter que ser acomodado numa cadeira com cilindro de oxigênio do lado", explica a gerente.

Divulgação - Santa Casa de Jaú improvisa corredor para atender pacientes com Covid no pronto-socorro ? Foto: Arquivo pessoal
Santa Casa de Jaú improvisa corredor para atender pacientes com Covid no pronto-socorro ? Foto: Arquivo pessoal

O que diz o estado

A Secretaria de Estado da Saúde informou, em nota, que o DRS de Bauru recebeu o ofício da Santa Casa e "está em diálogo com gestores para garantir atendimento à população".

A pasta disse ainda que trabalha para ativar 42 leitos na região de Bauru que vão contemplar o hospital de campanha instalado no prédio da USP, o Hospital Estadual e o HC de Botucatu.

Até segunda-feira (25), a SES informou que "a ocupação era de 86% em UTI e 61,9% na região, portanto há condições de assistir os pacientes". Segundo a pasta, eventuais transferências inter-hospitalares e intermunicipais de pacientes serão feitas se e quando houver necessidade.

Fase vermelha

Jaú faz parte do DRS de Bauru, que foi rebaixado para a fase vermelha da quarentena na última reclassificação do Plano São Paulo. A prefeitura de Jaú publicou um decreto adequando a cidade às regras mais restritivas do plano, para evitar a disseminação da Covid no município.

Segundo o documento, não podem funcionar com atendimento ao público as atividades não-essenciais, como lojas do comércio em geral e escritórios. Já as atividades consideradas essenciais (supermercados, farmácias, restaurantes, etc) podem atender com restrições.

No caso de bares, restaurantes e lanchonetes, o atendimento deve ser feito exclusivamente por delivery e drive-thru, sem consumo no local.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Jaú nesta segunda-feira (25), a cidade já registrou 6.081 casos positivos de coronavírus desde o início da pandemia e 124 mortes pela doença.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos