Buscar no site

Será que a empresa deve ser vista como uma grande família?

Prof. Me. Thiago Hernandes

  • 30/09/22
  • 09:00
  • Atualizado há 81 semanas

É muito comum ouvir a expressão "na minha empresa o clima é de uma grande família".

Acompanhando recentes conceitos na área de Administração, acredito não ser essa a melhor definição de ambiente organizacional. O processo globalizador e o avanço das tecnologias da informação vêm há mais de 50 anos reconfigurando o mundo do trabalho.

Novas habilidades passaram a ser requeridas. Agilidade e proatividade e inovação constituem palavras de ordem.

A história do trabalhador brasileiro é marcada por lutas e conquistas. Em busca de direitos e garantias muito foi trilhado e empresas e trabalhadores estão aprendendo a caminhar juntos vencendo as adversidades.

Entretanto, paralelamente aos avanços, também é sabido que as relações interpessoais nos ambientes de trabalho ainda são marcadas por laços de dependência e de submissão.

divulgação - Professor e mestre Thiago Hernandes - Foto: Divulgação
Professor e mestre Thiago Hernandes - Foto: Divulgação

Da mesma forma é encontrado profissionais que ainda esperam ser a empresa a responsável por garantir a sua empregabilidade.

O tema de hoje tem por objetivo despertar nos profissionais e nas empresas a reflexão quanto ao papel de cada um, entre seus direitos e deveres, em prol do sucesso comum, embora distintos.

Cada agente deve cumprir com as regras estabelecidas. Não cabe a nenhuma das partes o uso da ameaça, da cultura do medo para coagir, inibir, policiar.

É, por isso que discordo com a expressão. Empresa não é uma grande família. Não é. Nunca será.

A família cumpre papel e funções totalmente diferente de uma empresa.

Na empresa, as pessoas são contratadas mediante seleção e dispensado quando a mesma julgar necessário. A relação de trabalho é contratual, com regras explícitas a serem cumpridas.

Os profissionais são contratados para dar resultado. Para isso ele recebe o contracheque mensal.

Embora empresas inteligentes saibam que somente pessoas fazem a diferença e que os recursos tecnológicos continuam coadjuvantes, criar e manter clima de respeito e confiança entre todos faz a diferença.

O profissional por sua vez, deve cumprir rigorosamente as atividades que foram atribuídas.

Ambas precisam desenvolver, aprimorar e revitalizar as práticas da boa convivência. Palavras como "dá licença, por favor, obrigada, é possível" não saíram de moda.

Sustentabilidade empresarial não é somente desenvolver ações extra muro, mas antes de tudo cultivar as relações com seu cliente interno.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais