Buscar no site

Termômetro registra 3,4º C na Água da Fortuna

A chegada da frente fria acaba preocupando muitos produtores rurais, pois com a possibilidade de geada, o prejuízo nas plantações é certeiro

Redação AssisCity

  • 19/05/22
  • 14:00
  • Atualizado há 97 semanas

Um termômetro em uma propriedade rural na Água da Fortuna, em Assis, registrou 3,4° C, na manhã desta quinta-feira, 19 de maio. Essa temperatura foi, até o momento, a mais baixa do ano nessa região.

O sítio pertence ao produtor rural Fábio Crepaldi, o qual tem uma estação meteorológica, formada por um conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo.

"Essa estação armazena todos os dados de forma online, acompanho previsões com antecedência, ajudando na tomada de decisões a cerca de manejo, plantio, pulverização, colheita e etc", comenta Fábio.



Existem mais estações na região e eles trabalham com um sistema integrado, um ajudando o outro na captura de informações e deixando assim os dados mais próximos do real.

Divulgação - Evolução temperatura - Foto: Divulgação Sítio Crepaldi
Evolução temperatura - Foto: Divulgação Sítio Crepaldi

A chegada da frente fria acaba preocupando muitos produtores rurais, pois com a possibilidade de geada, o prejuízo nas plantações é certeiro.

Em julho do ano passado, Fábio deu uma entrevista ao Portal AssisCity, contando sobre o prejuízo que teve por conta de uma geada, em que o termômetro marcou -0,8 C° e suas plantações sofreram com a estiagem e seca e logo após com a chuva e frio.

Já neste ano, o produtor contou que as lavouras da região estão indo muito bem, pelas chuvas intensas e as condições de clima, ajudando no desenvolvimento da safrinha, por exemplo.

"As lavouras de milho, principal cultivo dessa época, estão bem desenvolvidas e se o tempo continuar bem, teremos em algumas propriedades uma produção recorde da cultura", diz Fábio. Com isso, a preocupação com as informações de baixas temperaturas acabam sendo menores.

Veja como vai ficar a previsão durante as próximas semanas de acordo com o IPMet - Centro de Meteorologia de Bauru:

Divulgação - Previsão para as próximas semanas - IPMet - Centro de Meteorologia de Bauru
Previsão para as próximas semanas - IPMet - Centro de Meteorologia de Bauru

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos