Buscar no site

Trabalho de assisense sobre Canvas é publicado em revista internacional

Assessoria FEMA

  • 07/10/22
  • 09:00
  • Atualizado há 80 semanas

A professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Me. Daniele Alves Camargo Vencio, teve seu artigo de Mestrado publicado na revista Research, Society and Development, revista cientifica multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, cientifico e tecnológico através da publicação de descobertas ocorridas em diferentes áreas do conhecimento.

Professora Daniele concluiu recentemente o seu Mestrado em Ensino da Educação Financeira pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e, em conjunto com os professores Dr. Carlos Cesar Garcia Freitas e Dra. Flaviane Pelloso Molina Freitas, obtiveram a publicação do artigo intitulado "Canvas da Tecnologia Social: metodologia para criação de projetos". O artigo apresenta uma ferramenta de modelagem de projetos para utilização na criação de Tecnologias Sociais, desenvolvida com base nos Modelos de Negócios Canvas e Canvas Social.

O conceito de Tecnologia Social (TS) remete a um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, que podem ser desenvolvidas ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, aliando saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Dessa forma, elas podem ser utilizadas como solução para promover a inclusão social e para a melhoria das condições de vida das comunidades atendidas.

divulgação

De acordo com Daniele, a Tecnologia Social (TS) é considerada um fenômeno recente, mas de importância significativa, e é caracterizada pela busca constante de soluções coletivas voltadas à transformação social. "Diante dos diversos problemas sociais enfrentados no mundo todo, a Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa cujo objetivo é oferecer tecnologias para a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida em sociedade, visando sua transformação social e a promoção de um ambiente mais democrático e sustentável. Contudo, a TS carece de metodologias adequadas que possam orientar seu processo de criação. Foi então que o artigo publicado apresentou uma ferramenta de modelagem de projetos para utilização na criação das TS, desenvolvida com base no Modelo de Negócios Canvas", conta a professora.

Intitulado de Canvas da Tecnologia Social, a modelagem apresentada no artigo tem o objetivo de apoiar a elaboração das ideias de projetos de TS fornecendo um direcionamento assertivo para os projetos, mediante análise das ações sociais pretendidas, além da divulgação da Tecnologia Social para conhecimento da comunidade em geral.

O artigo "Canvas da Tecnologia Social: metodologia para criação de projetos" está disponível para leitura no site oficial da Revista, e para acessar basta clicar aqui e baixar o arquivo PDF.

Receba nossas notícias em primeira mão!