Buscar no site

14 assisenses são vacinados contra COVID com lotes vencidos; Saúde nega e garante erro no sistema

Três assisenses que tomaram vacina vencida falaram com o Portal AssisCity

Redação AssisCity

  • 02/07/21
  • 14:00
  • Atualizado há 146 semanas

De acordo com levantamento feito pela Folha de São Paulo, dados disponibilizados nos registros oficiais do Ministério da Saúde 26 mil doses da vacina AstraZeneca, com prazo de validade expirado, foram distribuídas no país.

Ainda de acordo com o levantamento, em Assis 14 pessoas foram vacinadas com doses vencidas, além de outros 11 da região, sendo 3 de Cândido Mota e 8 de Paraguaçu Paulista.

O Portal AssisCity conversou com três pessoas que se vacinaram com doses de lotes que se enquadram como vencidos. Todas as três já tomaram a segunda dose.

"Estou indignada com isso. Como aplicam a vacina sem conferir o vencimento no frasco? Isso é muita falta de compromisso com a pessoa e sua saúde. Eu achando que estava parcialmente imunizada e agora essa surpresa decepcionante", diz V.R. que sentiu muitas dores de cabeça no dia em que tomou a primeira dose da AstraZeneca e também já recebeu a segunda.

Divulgação - Carteira de vacinação contra a COVID indica lote vencido - Foto: Divulgação (Arquivo)
Carteira de vacinação contra a COVID indica lote vencido - Foto: Divulgação (Arquivo)

Já o assisense T.N., de 81 anos, fez duras críticas ao controle de validade: "tudo o que queremos é sermos imunizados. Esperei ansiosamente para tomar a primeira dose e fiquei mais ansioso ainda para tomar a segunda, que já tomei no dia 31 de maio. O governo é responsável por fazer a distribuição das vacinas e coloca em risco a vida da população. Que falta de responsabilidade!".

Outra assisense que tomou a vacina de lote vencido, V.L., diz que jamais esperava que isso pudesse acontecer. "Parece que estão brincando com a gente. Não dá para acreditar que isso aconteceu com tantas pessoas e comigo. Estou desacredita", diz.

Em contato com a secretária de Saúde de Assis, Cristiani Silvério, foi explicado que essas 14 pessoas não tomaram o imunizante vencido e sim que houve um erro na hora de selecionar o lote no sistema.

"Na hora de fazer o cadastro no sistema, na hora de validar a vacina, os cadastradores selecionam os lotes. Então, isso é um erro na seleção desses lotes.

Podemos garantir que nenhum assisense tomou doses vencidas da vacina contra a COVID-19. Mas, vamos identificar e entrar em contato com essas 14 pessoas para explicarmos o que aconteceu", afirma Cristiani.

Até o dia 19 de junho, 1.532 municípios brasileiros tinham aplicado o imunizante com prazo de validade vencido.

Ao todo são 8 lotes do imunizante que passaram do prazo de validade, sendo que ao todo são 3,76 milhões de doses aplicadas dentro da validade e 26 mil aplicadas fora do prazo.

O total de doses que consta em oito lotes do imunizante é de 3,9 milhões, portanto 113.976 doses, desses oito lotes ainda não foram aplicadas.

Para aqueles que estão em dúvida se tomaram ou não a vacina de lote vencido segue abaixo o gráfico com os lotes e a data de vencimento:

Divulgação - Foto: Portal AssisCity
Foto: Portal AssisCity

O lote pode ser conferido no cartão de vacinação e quem identificar que recebeu a vacina vencida precisa comparecer a uma unidade de saúde para conferir as orientações dos órgãos de saúde.

Receba nossas notícias em primeira mão!