Buscar no site

Bauru investiga 13 casos suspeitos de reinfecção por Covid

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, casos foram encaminhados para análise do Ministério da Saúde e a maioria dos pacientes é formada por mulheres na faixa etária entre 20 e 39 anos

G1

  • 05/12/20
  • 10:00
  • Atualizado há 172 semanas

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP) informou na manhã desta sexta-feira (4) que investiga 13 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, a cidade conta com 18.364 casos de coronavírus e 274 mortes pela doença.

Segundo a pasta, o Ministério da Saúde considera um caso suspeito de reinfecção por Covid-19 quando há uma pessoa com dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real, com intervalo igual ou superior a 90 dias.

Considerando esses critérios, a Secretaria informou que existem 13 casos sob investigação em Bauru, aguardando retorno do Ministério da Saúde. A maioria dos pacientes com suspeita de reinfecção é de mulheres na faixa etária entre 20 e 39 anos.



A pasta reforçou que ainda não houve a confirmação de nenhuma reinfecção por Covid na cidade e o Ministério da Saúde diz que ainda não há casos confirmados no Brasil.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os casos confirmados de reinfecção são raros, só existindo 25 relatos de reinfecção por SARS-CoV-2 no mundo, comprovados por sequenciamento.

Em Tupã, um caso de reinfecção da Covid-19 foi confirmado pela prefeitura. O paciente é um jovem de 26 anos que teve diagnóstico positivo pela primeira vez em maio e, em outubro, testou novamente positivo para coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde, exames analisados no laboratório municipal e enviados para o Instituto Adolfo Lutz confirmaram o novo resultado positivo, 90 dias depois da primeira infecção.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos