17 de Maio de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Capacetes Elmo ainda não são usados em Assis, hospital informa falta de treinamento

44 capacetes respiradores foram doados no começo de abril

Os 44 capacetes Elmo, que atuam como respiradores, e colaboraram no tratamento de pacientes com COVID-19, evitando a intubação, ainda não estão sendo usados nas unidades de saúde de Assis.

Os capacetes foram doados após uma campanha realizada pelos Conselhos da Mulher Empreendedora e Jovem Empreendedor da ACIA, e destinados a Santa Casa de Assis, Hospital Regional e UPA e também, para as cidades de Cândido Mota e Pedrinhas Paulista. Palmital também recebeu o equipamento e está utilizando-o.

Os capacetes foram entregues no dia 5 de abril.

Em nota a Santa Casa de Misericórdia de Assis, alega falta de treinamento.

A nota afirma que "para a utilização dos equipamentos a Santa Casa de Assis aguarda o agendamento do treinamento, que deverá ser ministrado pela Escola de Saúde Pública/CE, credenciada para esse fim; a realização do treinamento envolve um processo burocrático entre a Escola e a instituição doadora, com o envio de documentos e inclusive uma publicação em Diário Oficial e devido a isso foi adiado algumas vezes; o Capacete Elmo é um equipamento novo, ainda não contemplado nos protocolos do Ministério da Saúde, que são rigorosamente seguidos na Santa Casa de Assis. Desta forma, o treinamento é fundamental para a sua utilização em pacientes; considerando a urgência do assunto, a Santa Casa informa que está buscando outros treinamentos disponíveis sobre o Capacete Elmo para viabilizar o seu uso, até que o evento pela Escola Pública seja agendado. A Santa Casa de Assis novamente agradece a ACIA, seus Conselhos e todos os doadores da Campanha que possibilitaram os equipamentos para o enfrentamento da pandemia", finaliza a nota.

A UPA, também em nota, informa a necessidade de capacitar os profissionais.

"A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Assis informa que, para que comecem a fazer uso dos equipamentos são necessários alguns treinamentos específicos, já que se trata de um mecanismo novo e, portanto, os profissionais necessitam de capacitação. A Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) está se empenhando muito para oferecer o treinamento e ele deve acontecer nos próximos dias, para colaboradores da Santa Casa de Assis, Hospital Regional de Assis e UPA."

A reportagem do AssisCity, entrou em contato com as outras instituições que receberam os capacetes, mas até o fechamento desta reportagem não havia obtido retorno das demais entidades.

ATUALIZAÇÃO ÀS 16H02 DE 29 DE ABRIL DE 2021.
Redação AssisCity
+ VEJA TAMBEM