Buscar no site

Conexões do Cuidar: Hospital Santa Casa De Assis recebe projeto de humanização em tempos de pandemia

Por meio da fotografia, a iniciativa da ONG ImageMagica desenvolve empatia e conexão entre profissionais de saúde, colaboradores e pacientes

Divulgação

  • 25/06/21
  • 10:00
  • Atualizado há 143 semanas

A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Neste momento de pandemia, ela também é ferramenta fundamental para aproximar e conectar pessoas nos ambientes hospitalares. Tendo em vista a importância da humanização no universo da saúde, a ONG ImageMagica, com apoio da Casa Avenida, realiza o projeto Conexões do Cuidar no Hospital Santa Casa de Assis, em Assis (SP), do dia 21 de junho a 09 de julho.

O projeto, que já atuou em mais de 40 instituições de saúde e beneficiou mais de 18 mil profissionais de saúde em todo o Brasil durante a pandemia, propõe diversas atividades para desenvolver empatia e conexão entre profissionais de saúde, colaboradores e pacientes. São elas:

Crachás Humanizados



Pensando na conexão tão necessária entre o profissional de saúde e o paciente, que durante a pandemia ficou prejudicada por conta de toda a paramentação dos EPI's, o projeto também realiza a produção de crachás de identificação para os colaboradores do hospital: a ideia é convidá-los para serem fotografados antes de se paramentarem. A atividade também possibilita incluir uma mensagem de motivação para ser impressa junto ao crachá. Dessa maneira, os pacientes identificam seus cuidadores por trás de todo o aparato de proteção, estreitando as relações. Os crachás são plastificados para serem higienizados individualmente.

Divulgação - Conexões do Cuidar: Hospital Santa Casa De Assis recebe projeto de humanização em tempos de pandemia
Conexões do Cuidar: Hospital Santa Casa De Assis recebe projeto de humanização em tempos de pandemia

Fórmula do Cuidar

A partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores, que resultam em material visual construído pelos participantes.

"Quando tivemos esse momento de parar e olhar as imagens, eu saí do modo automático. Ao ver foto de uma criança sendo acolhida por um profissional, eu percebi que, de alguma forma, a gente também faz isso. Eu pude visitar minhas emoções como pessoa e ser humano para além da minha atividade como profissional", refletiu Cynthia de Oliveira, uma das profissionais de saúde que participou do projeto em instituição em São Paulo.

Oficina fotográfica

Aqui são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com colaboradores do hospital. Nestes encontros, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo com outros olhos.

Exposição: Intercâmbio de Olhares

Toda essa produção fotográfica é transformada em linda exposição nos corredores do hospital, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. É também oportunidade de compartilhar olhares com as pessoas que participaram da oficina.

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Serviço

Data: 21 de junho a 09 de julho

Local: Hospital Santa Casa de Assis

Endereço: Praça Dr. Symphronio Alves dos Santos, 166 - Centro, Assis - SP, 19814-015

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos