29 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Criança de Tarumã enfrenta batalha contra câncer raro e precisa de ajuda da comunidade

Enzo Henrique Cordeiro Prado foi diagnosticado com Tumor de Wilms

Há cerca de um ano, o pequeno Enzo Henrique Cordeiro Prado tem sido um grande guerreiro na batalha contra o câncer. A família da criança, que tem atualmente 2 anos, mora em Tarumã e tem contado com a solidariedade de toda a região.

Enzo foi diagnosticado com um câncer raro conhecido como Tumor de Wilms e, durante o tratamento, acabou perdendo um dos rins. Agora a doença evoluiu e ele está com metástase na região da cabeça e também nos pulmões, mas a família tem fé de que ele vai se recuperar.

Cedida pela família - Enzo Henrique Cordeiro Prado tem dois anos de idade e foi diagnosticado com Tumor de Wilms
Enzo Henrique Cordeiro Prado tem dois anos de idade e foi diagnosticado com Tumor de Wilms


Briga judicial

Um dos episódios que preocupa os familiares e amigos de Enzo é uma briga judicial com o plano de saúde e o hospital, que não queriam dar continuidade ao seu tratamento.

O caso está correndo na Justiça, mas segundo a amiga da família, Lucimara Mariano, a criança ficou uma semana sem tratamento por conta do impasse.

"A promotoria aceitava, mas quando chegava na mão do juiz, ele não dava ganho de causa para a família. Quem é mãe entende a dificuldade que essa família está passando e por isso estamos tentando ajudar de todas as formas para que o Enzo possa seguir nessa grande batalha”, afirma.

Em contato com os advogados da família, Layla Dalossi e Henrique Hernandes, foi informado que tanto o Judiciário, quanto o Ministério Público já haviam se manifestado pela imediata continuidade do tratamento da criança desde o dia 15 de novembro, porém o hospital e o plano de saúde descumpriam a decisão.

"Nesta sexta-feira, finalmente, conseguiu-se dar efetividade à célere decisão do Judiciário e o Enzo iniciará o tratamento em 25 de novembro, próxima segunda-feira", salientam os advogados.

Ações beneficentes

Enzo faz tratamento em um hospital de Ribeirão Preto, onde ele passa por sessões de quimioterapia a cada 15 dias, mas permanece na cidade para acompanhamento.

A mãe do pequeno, Renata Cordeiro da Silva, acompanha o filho dia e noite, mas tem gastos com alimentação e outros itens.

"A Prefeitura de Tarumã cede o transporte gratuitamente para a gente, mas lá nós temos despesas com alimentação, leite, fralda, medicamentos. Temos realizado várias campanhas e ações para ajudar a custear, e por isso mais uma vez pedimos a colaboração de quem puder nos ajudar”, diz.

Cedida pela família - Enzo passa por sessões de quimioterapia a cada 15 dias em um hospital de Ribeirão Preto
Enzo passa por sessões de quimioterapia a cada 15 dias em um hospital de Ribeirão Preto


Recentemente, a família ganhou a doação de 20 quilos de frango e 20 quilos de farinha de trigo de uma rede de supermercados. Com os ingredientes, a avó de Enzo vende coxinhas para levantar o dinheiro necessário.

No dia 30 de novembro, sábado, haverá mais uma entrega. Os interessados em ajudar podem adquirir uma dúzia de coxinhas pelo valor de R$20,00 e ainda concorrer a um prêmio de R$300,00 em produtos d’O Boticário.

"Quem não gostar de coxinha, mas mesmo assim puder ajudar, nós temos uma conta para depósitos. Pode ser de qualquer quantia, porque toda contribuição é bem vinda nesse momento. E desde já agradecemos a todos que estão empenhados em ajudar meu filho, de coração”, finaliza.

Cedida pela família - Enzo com a mãe Renata Cordeiro da Silva
Enzo com a mãe Renata Cordeiro da Silva


Caso alguém queira ajudar, os dados da conta são:

Banco Caixa
Agência 4101
Operação 013
Conta 1638-3 – Enzo Henrique Cordeiro Prado
CPF 52538654890

Leia também: Criança é diagnosticada com câncer no rim em Tarumã e família pede ajuda

Família de Tarumã faz vaquinha para custear despesas no tratamento de criança com câncer

Redação AssisCity/ Fotos: Cedidas pela família
+ VEJA TAMBÉM