Buscar no site

De Tupã, enfermeira foi chefe de equipe de um dos maiores hospitais de campanha durante a pandemia

Depois de 20 anos na capital paulista, Daiane Ribeiro voltou para Tupã em busca de um novo recomeço com a família

Redação TupãCity

  • 20/04/22
  • 15:00
  • Atualizado há 105 semanas

Ela saiu de Tupã formada na primeira turma de enfermagem da Fadap/Fap, para um mundo totalmente desconhecido. Daiane Ribeiro chegou na grande São Paulo aos 21 anos, sem conhecer nada da capital e em busca de uma grande oportunidade.

"Saí de Tupã, nunca tinha entrado dentro de um ônibus. Quando cheguei em São Paulo, eu não sabia nem andar de escala rolante", contou durante entrevista ao programa Café com Thaís no TupãCity.

Ao longo dos anos, Daiane enfrentou vários desafios, até que chegou a pandemia e ela esteve à frente de um dos maiores hospitais de campanha, o Hospital do Anhembi, onde trabalhava diretamente com Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo e com o médico dr. Edson Aparecido, secretário de Saúde da cidade de São Paulo. Chefe de equipe, ela ajudou, inclusive, a montar os protocolos do hospital.

Ali, como praticamente todos os profissionais de saúde, vivenciou na pele o drama da Covid-19. Além da sobrecarga da pandemia, Daiane também já mãe de gêmeos, que tinham um ano de idade. "No começo da pandemia nenhum funcionário queria ficar no setor Covid. Eu decidi que iria assumir esse setor", relatou. Em determinado período, Daiane chegou a utilizar fraldas.

"Para utilizar o banheiro, era necessário andar por todo o complexo, tirar a paramentação e colocar outra. Não tínhamos mais insumos suficientes, o mundo estava em colapso. Muitas vezes, chegávamos a ficar 12 horas sem ir ao banheiro", contou a enfermeira. Outro drama era lidar com os óbitos. "Foi uma fase muito difícil. Eu via cerca de trinta mortes por dia e não conseguia dormir sem tomar um calmante", lamentou Daiane.

Quando o Hospital de Campanha do Anhembi fechou, Daiane foi para o Hospital da Brasilândia, destinado aos pacientes de Covid-19. Entretanto, houve um dia em que Daiane percebeu que sua vida precisava tomar um rumo diferente. "Houve um dia em que perdi uma paciente de 38 anos, que tinha um filho de 7. Eu havia me apegado muito àquela paciente. Fiquei muito triste. Naquele dia, quando cheguei em casa e dei bom dia para os meus filhos. Meu filho Henrique estava no colo da babá e eu disse 'a mamãe te ama'. Ele respondeu: 'mas você não é minha mamãe. Minha mamãe é a Aline (a babá) e eu amo a Aline", contou. "Foi quando me questionei sobre essa troca de valores. Meu filho estava dizendo que a mãe dele era a babá porque eu não ficava em casa. Eu estava cuidando de todos os outros pacientes e não estava cuidando da minha família", acrescentou.

Foi quando Daiane decidiu tirar alguns dias de folga e veio para Tupã, onde percebeu que poderia oferecer às crianças uma qualidade de vida melhor. Após quase 20 anos em São Paulo, a enfermeira decidiu deixar uma carreira de sucesso e buscar um novo recomeço para a família. "Meus filhos não queriam mais ir embora. Eu comecei a repensar minha vida. Eu ganhava muito bem, mas via que não era isso. Eles eram felizes com muito menos do que aquilo", disse.

Hoje, Daiane mora em Tupã com a família a atua na área de estética avançada. Tem sua própria clínica onde atende pacientes com tratamentos faciais e corporais.

Em entrevista à Thaís Fonseca, Daiane Ribeiro contou toda a sua história. Assista:

Receba nossas notícias em primeira mão!