03 de Março de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

DRS Marília mantém-se na fase laranja com 85,71% de UTIs COVID ocupadas

Acompanhe a taxa de ocupação de Assis e região nessa sexta-feira, 19

A taxa de ocupação em UTI COVID SUS no Hospital Regional de Assis e na Santa Casa de Assis é de 90% nessa sexta-feira, 19 de fevereiro. Há 18 pacientes internados, dos quais 17 já estão confirmados com a doença. Um ainda aguarda resultado de exame.

Dentre os pacientes internados em UTI, 8 são de Assis, 4 homens e 4 mulheres. Os demais pacientes são de outros municípios atendidos em Assis.

Os dados são da DRS IX - Marília, que compreende 62 cidades, e acusam três hospitais referências para tratamento de COVID com 100% de UTIs ocupadas. São eles ABHU - Hospital Universitário, Santa Casa de Ourinhos e Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Com a alta nesses hospitais, incluindo os hospitais de Assis que ontem estavam com média de 75% de ocupação e hoje estão com 90%, há apenas 21 leitos em UTI COVID SUS disponíveis dos 147 leitos nas 12 unidades hospitalares.

A taxa de ocupação média de todos os hospitais na quinta-feira, 18, era de 83,67% e nessa sexta-feira subiu para 85,71% .

Esse é um dos motivos da região de Marília não ter avançado para a fase amarela, na reclassificação de hoje, pois a taxa de ocupação em UTI COVID SUS é um dos indicadores para melhorar a classificação do Plano São Paulo que se tornaram mais rígidos desde o início desse ano.

Para sair da fase laranja, a qual a região se encontra, e avançar para a fase amarela, segundo o Centro de Contingência, o limite máximo da taxa de ocupação de leitos em UTI deve ser igual ou menor que 70%.

A DRS de Marília ainda corre risco de regredir para fase vermelha, se a taxa de ocupação de UTI for superior a 80%, inclusive com fechamento das atividades.

Outro critério adotado pelo Governo do Estado para reclassificar uma região, além da taxa de ocupação hospitalar, é o número de mortes a cada 100 mil habitantes.
Redação AssisCity
+ VEJA TAMBEM