Buscar no site

Entenda a importância do tratamento das sequelas pós COVID-19

A educadora física Madalena trabalha a reabilitação pulmonar, motora e muscular do corpo

Redação AssisCity

  • 14/06/21
  • 10:00
  • Atualizado há 149 semanas

A COVID-19 é uma doença que possui poucas informações à respeito de seu contágio, sintomas e principalmente da forma com que o corpo humano é afetado em sua singularidade, mas um ponto muito claro em relação a doença são as sequelas que ela deixa pós contaminação.

A educadora física Madalena Cardoso de Camargo explica a importância da reabilitação pulmonar e motora para pacientes que ficam com sequelas da COVID-19.

"Muitas pessoas acreditam no mito de que só é necessário fazer um tratamento pós COVID se a pessoa ficou internada, na UTI, ou com grande comprometimento do pulmão, mas isso não é verdade. As pessoas que testam positivo para a doença e após o período de contágio se cansam fácil demais, sentem tremores na musculatura e precisam de reabilitação", explica.

Divulgação - Reabilitação pós COVID trata de sequelas pulmonares e musculares - Foto: Arquivo Pessoal
Reabilitação pós COVID trata de sequelas pulmonares e musculares - Foto: Arquivo Pessoal

Como é o caso da paciente Simone Cardoso de Camargo, de 45 anos, que contraiu COVID-19. "Não tive sintomas graves, não precisei ficar internada e mesmo assim, tive 10% de comprometimento do meu pulmão, me sinto cansada, com pouca força e a reabilitação está me ajudando muito", conta.

Madalena ainda fala sobre o perigo de voltar para a rotina normal, com as sequelas deixadas pela doença. "A fraqueza muscular, o cansaço, se não tratados podem evoluir para problemas mais graves, por isso é importante procurar uma reabilitação para acelerar a recuperação e seguir a vida normalmente com segurança e saúde", destaca a educadora.

"Nesse processo de reabilitação pós COVID, nós trabalhamos em duas profissionais, um trabalho paralelo entre o fortalecimento pulmonar, com a fisioterapeuta, Rosangela Tertuliano, e a reabilitação motora, com toda a parte muscular do corpo, que é comigo", informa Madalena.

Divulgação - Tratamento é feito com profissionais da Educação Física e Fisioterapia - Foto: Arquivo Pessoal
Tratamento é feito com profissionais da Educação Física e Fisioterapia - Foto: Arquivo Pessoal

A resposta ao tratamento é rápida e eficaz e no acompanhamento da evolução do paciente, as profissionais encaminham a pessoa para o Pilates, que é um exercício que ativa a força e equilibra a respiração.

"É importante que a pessoa entenda a relação do tratamento com Pilates, pois ele é um exercício que vai colaborar na finalização do tratamento. Mas, a pessoa não é obrigada a permanecer após a conclusão da reabilitação. Após o processo pode continuar suas atividades físicas de preferência", ressalta a educadora.

Divulgação - Pacientes que ficam com fraqueza ou cansaço excessivo precisam da reabilitação - Foto: Arquivo Pessoal
Pacientes que ficam com fraqueza ou cansaço excessivo precisam da reabilitação - Foto: Arquivo Pessoal

Para Madalena, a maior sequela que a COVID-19 deixa é a emocional e tratar do corpo é tratar da mente. "Com a evolução do tratamento a pessoa fica mais tranquila e a tranquilidade consequentemente traz alegria e alívio do stress. Por isso, é importante que as pessoas se cuidem e procurem um profissional qualificado para se reestabelecerem fisicamente e mentalmente", finaliza.

Para conhecer o trabalho de reabilitação pós COVID, da Academia Lena Pilates, basta entrar em contato ou fazer uma visita ao espaço.

Divulgação

Serviço

Lena Pilates

WhatsApp: (18) 99778-0009

Instagram: @lenacardosopilates

Receba nossas notícias em primeira mão!