Buscar no site

Especialista alerta para escolhas sensatas para a Saúde do Idoso

Doutora Isadora Alkimim Paião fala sobre o assunto

Divulgação

  • 19/01/21
  • 09:00
  • Atualizado há 166 semanas

divulgação

A médica especialista em saúde do idoso, doutora Isadora Alkimim Paião alerta sobre as escolhas sensatas e oque precisamos considerar na hora de escolher tratamentos e exames para os idosos.

A escolha dos exames e tratamentos do idoso não pode ser feita apenas com o critério da idade. Por exemplo, algumas fontes consideram que a mamografia deve ser feita até os 75 anos e a colonoscopia até os 70. Porém, essa recomendação não é uma regra, visto que além da idade, outros fatores devem ser considerados. Quais?

* O estado funcional do paciente: Essa pessoa consegue realizar atividades do seu dia a dia, como auto-cuidado, higiene, andar, se vestir, dentre outras? Como é a qualidade de vida do paciente?



* A expectativa de vida: Esse paciente está em tratamento para alguma doença grave em estágio avançado, ou tem algum critério de terminalidade (fim de vida)?

* O compartilhamento de decisão com o paciente ou com o seu representante legal: alguns pacientes deixam registrado em um documento como gostariam de ser cuidados se estiverem com dificuldades de memória ou em alguma situação específica.

Cada idoso é único, apesar de ter a mesma idade que muitas outras pessoas. Por exemplo: alguns idosos de 75 anos estão bem debilitados e frágeis, outros idosos de 90 anos estão saudáveis e ativos. O médico que vai guiar as condutas relacionadas à saúde do idoso deve ajudá-lo a tomar as melhores decisões considerando o que vimos, e também o estado emocional do paciente, seus sentimentos e seus desejos.

divulgação - Dra Isadora Alkimim Paião
Dra Isadora Alkimim Paião

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos