Buscar no site

Estado de SP supera 10 mil vítimas em meio ao relaxamento de quarentena

Nesta quinta, governo do estado anunciou parceria com laboratório chinês para testes de vacina contra o coronavírus

G1

  • 11/06/20
  • 19:00
  • Atualizado há 197 semanas

No momento em que o estado de São Paulo flexibiliza a quarentena em várias regiões, passou de 10 mil o número de mortes por coronavírus. Nesta quinta-feira (11), foram registrados 283 novos óbitos, chegando a 10.145 vidas perdidas e 162.520 casos confirmados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Nesta quarta-feira (10), o estado bateu recorde pelo segundo dia seguido em número de mortes, com mais 340 óbitos. No dia anterior, haviam sido 334.

Os números não significam, necessariamente, que as infecções e mortes aconteceram de um dia para o outro, porque o balanço estadual considera a data em que os diagnósticos foram contabilizados no sistema.



A taxa de ocupação das UTIs no estado subiu ligeiramente e foi de 69,1% nesta quarta (10) para 69,4% nesta quinta (11). Na Grande São Paulo, o índice foi de 76,6% para 77%.

O número de pacientes recuperados chegou a 30.383 altas hospitalares.

Andre Penner/AP - Novas covas abertas no cemitério São Luiz, onde vítimas do novo coronavírus (COVID-19) estão sendo enterradas em São Paulo, no Brasil
Novas covas abertas no cemitério São Luiz, onde vítimas do novo coronavírus (COVID-19) estão sendo enterradas em São Paulo, no Brasil

Anúncio de parceria para vacina

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta que o Instituto Butantan será parceiro de um laboratório chinês para a produção de uma vacina contra o coronavírus que está em fase final de testes.

Segundo o governo, a empresa fornecerá ao Instituto Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos da fase 3 em voluntários no Brasil.

Ainda segundo o governo, outros acordos com Sinovac estão sendo feitos para garantir o fornecimento do produto ao país enquanto a tecnologia de produção da vacina é transferida para o Butantan. Desta forma, se bem sucedida nos testes, a vacina poderá ser produzida nacionalmente e disponibilizada aos brasileiros.

Em seu site, a empresa afirma que o Instituto Butantan irá apoiar os ensaios clínicos da fase 3 no Brasil, que a parceria prevê ainda licenciamento de tecnologia, autorização de mercado e comercialização da vacina.

Flexibilização da quarentena

O anúncio da parceria foi feito uma semana após o governo iniciar o plano de flexibilização da quarentena no estado. Nesta quarta, Doria anunciou que vai prorrogar a quarentena até o dia 28 de junho devido a propagação do coronavírus e mudará a classificação das cidades do estado no Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades econômicas.

A Grande São Paulo, o litoral paulista e a cidade de Registro vão passar da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (com menos restrições). As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15). Já as cidades de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior paulista, foram reclassificadas na fase vermelha devido ao aumento da propagação do coronavírus. Com isso, volta a ser proibida a abertura do comércio não essencial nessas cidades.

Leia mais: Quatá recua da fase 3 para a fase 1 da flexibilização da quarentena e Assis se mantém na fase 2

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos