Buscar no site

FEMA realiza Pré-Fórum de Educação Médica e II Jornada Acadêmica de Medicina

Além de identificar forças e fragilidades para integração dos cenários de aprendizagem no curso de Medicina da FEMA, o Pré Fórum contribui na preparação do 1º Fórum de Educação Médica FEMA

Assessoria de Comunicação - FEMA

  • 12/04/22
  • 15:00
  • Atualizado há 105 semanas

A coordenação do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e o Diretório Acadêmico de Medicina de Assis (DAMA) promoveram nos dias 6,7 e 8 de abril de 2022 o Pré-Fórum de Educação Médica e II Jornada Acadêmica de Medicina. A abertura do evento aconteceu na noite do dia 6 de abril, no Cine FEMA Piracaia.

Durante os dias 7 e 8 de abril, no período da manhã, aconteceu o Pré Fórum, nas dependências da FEMA, onde foram reunidos grupos de trabalho em forma de oficinas, compostos por professores e estudantes. Já no período da tarde dos mesmos dias, foi realizada a II Jornada Acadêmica de Medicina, no Cine FEMA Piracaia, que contou com uma programação de diversas palestras.

Na abertura do evento, o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jairo César dos Reis, agradeceu a todos que compareceram e fez uma breve retrospectiva da história do curso. "Eu gostaria de agradecer aos envolvidos e espero que todos se sintam acolhidos pelo curso de Medicina da FEMA. Nosso curso fez um longo caminho até chegar aqui. No ano de 2014, um pequeno grupo de pessoas, liderado pelo professor Ulysses Guariba e o professor Eduardo Vella, iniciou um planejamento e lutou para que o projeto desse curso se tornasse realidade. Hoje, que estamos estabelecidos, só temos a agradecer por essa luta lá do começo, para trazer o curso de Medicina para a região e, claro, agradecemos aos nossos professores por nos ajudar a crescer e ser um curso de qualidade", cita o professor.

Divulgação - O evento aconteceu na noite do dia 6 de abril, no Cine FEMA Piracaia
O evento aconteceu na noite do dia 6 de abril, no Cine FEMA Piracaia

O presidente da FEMA, Arildo José de Almeida, reiterou a importância da instituição estar cada vez mais próxima da comunidade. "Nossa única preocupação com a FEMA, nesses últimos anos, é olhar para o futuro. No começo dizíamos, no Conselho, que devíamos olhar além dos nossos muros, porém agora a nossa expectativa é olhar além do horizonte, porque é assim que estamos caminhando: a passos largos, consistentes, com projetos e objetivos. A cada dia uma nova meta é cumprida, e é nesse formato que a FEMA vem crescendo. Na colação de grau da T1, eu falei sobre a importância de olharmos para a comunidade, e continuo reafirmando para vocês que são das outras turmas. Afinal, é assim que conseguiremos mudar a nossa cidade, estado, país, e avançaremos na perspectiva de que todos têm direito à saúde de qualidade", declara Arildo.

Segundo o diretor acadêmico do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), Dr Gerson José Beneli, é um prazer retornar aos eventos presenciais e celebrar as conquistas da FEMA. "Estamos retomando nossas atividades presenciais, nesse espaço. Já celebramos algumas colações de grau, realizamos um evento dos cursos de Informática, e hoje estamos aqui novamente, alegres em poder receber a todos. É uma honra e uma alegria ver um evento tão grandioso realizado pelo curso de Medicina da FEMA", afirma Gerson.

Para o vice-diretor acadêmico do IMESA, Dr. Alex Poletto, é uma gratidão participar do evento. "Desejo sucesso para todos os alunos do curso e sugiro que se divirtam e aproveitem muito esses dias de discussões e palestras", indica Poletto.

O diretor-executivo da FEMA, Eduardo Augusto Vella Gonçalves, também relembra a história do curso de Medicina até chegar à sua implantação. "Não existe sonho impossível. Eu e professor Ulysses fomos ao Conselho Estadual da Educação (CEE) para verificar como implantar um curso de Medicina em Assis, e a resposta que tivemos foi que o curso deveria ter um projeto moderno, baseado em competências, que use estratégias de metodologias ativas, que dialogue com as pessoas envolvidas no projeto. Então, o nosso grande objetivo é, olhando para o futuro, manter a história desse projeto e cumprir com as responsabilidades de dialogar, com nossos professores, alunos e com a comunidade", conta Eduardo Vella.

Segundo a secretária Municipal da Saúde, Cristiani Silvério de Andrade Bussinati, os professores e alunos da FEMA são verdadeiros parceiros na Saúde do município. "Eu fico muito orgulhosa em dizer que o professor Eduardo Vella e todos os professores e alunos da FEMA são grandes parceiros no SUS. Eu acompanhei o curso de Medicina desde o seu projeto embrionário, e hoje já vemos os frutos desse projeto e dessa parceria", conta Cristiani.

A provedora da OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis, profª Dra. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, parabenizou a capacidade de planejamento dos gestores da instituição. "Quero dizer, como cidadã assisense, que eu me orgulho dessa instituição e do trabalho que a FEMA tem desenvolvido, não só no curso de Medicina, mas também nos demais cursos. Eu sempre enalteço o trabalho feito pela FEMA, porquê é possível ver o planejamento e a organização futurista dos dirigentes e professores", diz a Dra. Telma.

De acordo com a diretora técnica de saúde lll do Hospital Regional de Assis (HRA), Lenilda de Araújo Lins Ramos dos Santos, foi uma honra ter participado do projeto de Medicina da FEMA. "O projeto de criação do curso, no início, era como um sonho. Então, é gratificante ter auxiliado na realização dele e hoje ver ele funcionando e participando ativamente da comunidade de Assis", declara Lenilda.

Além de identificar forças e fragilidades para integração dos cenários de aprendizagem no curso de Medicina da FEMA, as discussões apresentadas no Pré Fórum contribuíram para a preparação do 1º Fórum de Educação Médica FEMA, que está previsto para acontecer em outubro de 2022.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais