27 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Grupo de apoio voluntário para depressão e doenças emocionais começa se reunir em Assis

Com presença global, Neuróticos Anônimos fortalece membros a partir do apoio mútuo e da espiritualidade; encontros em Assis acontecem às quartas

Pessoas que sofrem de depressão, síndrome do pânico, ansiedade, compulsões e outros transtornos emocionais e mentais terão um recurso extra para lidar com suas angústias. Um novo grupo voluntário do Neuróticos Anônimos vai se reunir toda semana às quartas-feiras, às 20h, em Assis.

Inspirado no Alcoólicos Anônimos, o Neuróticos Anônimos é um grupo de apoio voluntário formado por pessoas que compartilham suas experiências com o objetivo de se fortalecerem e resolverem seus problemas emocionais e mentais.

Da mesma forma como no A.A., os membros do N/A reconhecem que não tem forças para ajudar a si próprio ao mesmo tempo que entendem profundamente o problema do seu semelhante. Desta empatia, se cria uma rede de apoio baseada em 12 passos para a recuperação dos participantes. Assim como o A.A, a literatura do N/A está repleta de bons resultados.

12 passos para o restabelecimento do ser

Os 12 Passos focam na conscientização da patologia para estabelecer ações para o restabelecimento do ser. Neste processo, afirma que há um Poder Superior que contribui para o equilíbrio da pessoa.

Além dos 12 passos e das 12 tradições o N.A. possui outros 7 Lemas que estimulam o participante a retomar o controle de suas ações por meio da autodisciplina, o autoperdão e da fé em Deus.

Os 7 Lemas partem do poder das pequenas ações, do foco no presente, e na força de um dia de cada vez para se construir um futuro equilibrado.

Os encontros do grupo são gratuitos e anônimos. O único requisito para se tornar membro de N/A é o desejo de recuperar-se da doença emocional.

História do N/A

O primeiro grupo de Neuróticos Anônimos nasceu nos Estados Unidos em 1964, quando Grover Boydston, alcoólatra recuperado pelo Alcoólicos Anônimos, percebeu que poderia adaptar o planejamento do A.A. para pessoas com distúrbios emocionais.

Desde então, assim como o Alcóolicos Anônimos, o Neuróticos Anônimos se espalhou por diversos países, como Espanha, Alemanha, Canadá, Itália, México e Inglaterra.

Assim como o Alcoólicos Anônimos, a literatura do Neuróticos Anônimos está repleta de exemplos de pessoas que recuperaram suas capacidades plenas após aderirem ao grupo, inclusive pessoas refratárias à medicação e outros tipos de tratamento. Hoje, o N/A e a sua relação com a espiritualidade é objeto de estudo em universidades em todo o mundo.

Atualmente, no Brasil estima-se que existam mais de 380 grupos do N/A. No Estado de São Paulo, são cerca de 54 grupos em cidades como São Paulo, Campinas, Sorocaba, Santos, Piracicaba, Ourinhos e Bauru.

Serviço:

Neuróticos Anônimos

Quartas-feiras, 20h

Endereço: rua Belém, 40 - Parque das Flores (300 m da UPA)

Email: [email protected]
Divulgação
+ VEJA TAMBÉM