Buscar no site

Hemocentro de Botucatu tem doação recorde com mobilização do Governo de SP

Serviço funciona em horário especial excepcionalmente hoje para receber todos os doadores que compareceram ao local; Saúde amplia o apelo para a doação em todos os bancos de sangue de SP

Assessoria do Governo do Estado

  • 26/11/20
  • 09:00
  • Atualizado há 174 semanas

Com a mobilização realizada pelo Governo de SP nesta quarta-feira (25), o Hemocentro de Botucatu conseguiu em tempo recorde 160 doadores de sangue, 33% a mais do que a média diária, cuja capacidade é de 120 coletas por dia. O local estava com os estoques em níveis críticos, assim como os demais bancos de sangue do Estado.

O objetivo da mobilização é ampliar a doação para auxiliar o atendimento médico às vítimas da tragédia na rodovia SP 249, em Taguaí. O apelo da Secretaria de Estado da Saúde estende-se também aos demais locais do Estado, que possuem risco de interromper cirurgias por falto do insumo.

"Com a ajuda dos cidadãos, o abastecimento em Botucatu aumentou em poucas horas. Agradecemos a todos os que estão doando, se solidarizando e nos ajudando a salvar vidas", comentou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn. O Hemocentro de Botucatu estendeu excepcionalmente hoje o horário de atendimento até as 19h para atender a todos que procuraram o local.



No período da manhã, o secretário esteve no Posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue para as ações de mobilização do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje (25). Durante a visita, comentou sobre a queda das doações em todos os hemocentros do Estado e enfatizou a importância da conscientização da população em torno do tema.

"Com a pandemia, as doações caíram mais de 20% em todo o Estado. É fundamental que a população compareça ao posto mais próximo da sua residência para fazer a doação. Um gesto de amor que dura cerca de 1h e pode salvar muitas vidas", destacou Gorinchteyn.

Como doar

Doadores de todos os tipos sanguíneos podem doar e ajudar a salvar vidas. O principal apelo é para os tipos O+ e O-, especialmente este último por ser considerado doador universal (pode ser doado para pessoas de qualquer outro tipo sanguíneo). Pacientes dos tipos AB+ podem receber sangue de qualquer tipo.

Para evitar possíveis aglomerações por conta da alta demanda de doadores, as doações no Hemocentro de Botucatu devem ser agendadas pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) ou pelos WhatsApps (14) 99624-7055 e (14) 99631-5650.

Os locais e horários para doação em todo o Estado estão disponíveis no site: www.saude.sp.gov.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos