19 de Janeiro de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

"Idosos devem reavaliar medicação periodicamente" alerta especialista em Geriatria

A Dra Isadora Alkmim Paião, especialista em Geriatria, responde que depende de cada caso.

divulgação


A Dra Isadora Alkmim Paião, especialista em Geriatria, responde que depende de cada caso.

Em alguns casos, o idoso está apresentando por exemplo falta de apetite, e é levado ao médico para tomar uma medicação para isso. Porém, ele pode estar usando alguma medicação que tem a perda de peso e falta de apetite como efeito colateral. Nesse caso, seria mais vantajoso retirar a medicação causadora do sintoma do que acrescentar mais uma.

Por que isso acontece?

Os pacientes idosos costumam ir em muitos médicos, de várias especialidades, e muitas vezes não retornam em todos, para reavaliar a medicação, só acrescentam a próxima medicação prescrita.

Qual é o perigo?

A polifarmácia (o uso de várias medicações ao mesmo tempo) traz grandes riscos, como: quedas, instabilidade, esquecimento, aumento ou redução do apetite, sangramentos, insônia ou aumento da sonolência, declínio cognitivo e funcional, dentre outros.

divulgação - Dra. Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso
Dra. Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso


O que fazer?

Realizar uma revisão dos medicamentos

A Dra Isadora orienta que o médico que acompanha o idoso deve sempre revisar as medicações em uso e fazer ajustes, sempre que possível retirando medicações.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia juntamente com a Choosing Wisely (iniciativa americana para segurança e benefício dos pacientes) publicou uma revisão agora em Dezembro de 2020 com 10 medidas importantes para serem tomadas na assistência ao idoso. A primeira delas é a que falamos hoje, sobre a revisão periódica das medicações em uso.

Essa lista é chamada "10 Escolhas Sensatas na Saúde do Idoso" e esses temas serão abordados pela Dra Isadora, não deixe de acompanhar.

Divulgação - Médica Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso
Médica Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso


Serviço:
Policlínica
Avenida Dr. Dória, 351 - Vila Ouro Verde, Assis – SP
Telefone: (18) 99704-4909

divulgação

Divulgação
+ VEJA TAMBEM