Buscar no site

Médica alerta sobre a importância da prevenção de queda dos idosos

Até 35% dos idosos a partir de 65 anos e 42% a partir de 75 anos apresentam quedas

Divulgação

  • 28/05/20
  • 08:00
  • Atualizado há 203 semanas

divulgação

Segundo pesquisas recentes, até 35% dos idosos a partir de 65 anos e 42% a partir de 75 anos apresentam quedas. As consequências podem ser graves como: hospitalização, fraturas, medo de cair novamente, insegurança, preocupação dos familiares e até mesmo depressão no idoso.

Por isso, a médica Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso, alerta sobre a os motivos que as quedas podem ocorrer a importância de sua prevenção.

"São vários motivos que podem causar as quedas como alterações no organismo relacionadas à idade como: redução do equilíbrio, algumas condições clínicas como labirintite e hipotensão postural, ambiente com tapetes e muitos móveis no caminho, algumas medicações, sedentarismo (perda de músculo e enrijecimento das articulações), depressão, desnutrição, declínio cognitivo e deficiência visual como catarata e glaucoma", explica.

Para prevenir as quedas a medica orienta a prática de exercícios físicos para o aumento de força muscular e melhoria do equilíbrio; correção da visão; revisão das medicações, ajustes na casa para evitar quedas.

"Para prevenir quedas no ambiente doméstico é importante evitar iluminação inadequada, superfícies escorregadias, tapetes soltos ou com dobras, degraus altos ou estreitos, obstáculos no caminho (móveis baixos, pequenos objetos, fios), ausência de corrimãos em corredores e banheiros, prateleiras excessivamente baixas ou elevadas, roupas e sapatos inadequados, permitir que o idoso ande sem apoio ou supervisão por via pública mal conservada, com buracos ou irregularidades", lembra a médica.

A médica Isadora ressalta que se o idoso cair em casa é importante buscar ajuda médica da forma mais segura possível.

"Devido ao Covid-19, é importante procurar um atendimento sempre atento as medidas de precaução, como uso de máscaras e higienização das superfícies em que ocorrem contato corporal. No entanto, não podemos esquecer que as quedas podem ser graves e até mesmo fatais! Essas situações requerem cuidados médicos", conclui Isadora Alkmim Paião, especialista em saúde do idoso.

Serviço:

Policlínica

Avenida Dr. Dória, 351 - Vila Ouro Verde, Assis - SP

Telefone: (18) 99704-4909

divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais