Buscar no site

Médica assisense explica como aliviar os sintomas da menopausa no verão

Uma das principais aliadas é reposição hormonal

Redação AssisCity

  • 11/03/23
  • 12:00
  • Atualizado há 57 semanas

O fim da vida reprodutiva feminina é marcado pela temida menopausa, um processo natural do corpo, que chega na vida da mulher entre os 45 até os 50 anos.

Assim como as outras fases da vida, o corpo sente as mudanças, e na menopausa em especial, acontece um grande desequilíbrio hormonal, é o que explica a médica ginecologista Camila Andrade, da cidade de Assis.

"Esse desiquilíbrio hormonal pode causar sintomas como fraqueza, ressecamento da pele, depressão, insônia, secura vaginal, variação de humor, ganho de peso, redução do interesse sexual, além das famosas ondas de calor", explicou.

Divulgação - Camila Cristina Andrade de Sousa - Foto: Redes Sociais
Camila Cristina Andrade de Sousa - Foto: Redes Sociais

No verão os efeitos da menopausa podem se tornar ainda mais incômodos, devido as altas temperaturas. Apesar disso, existem algumas formas de atenuar esse calor excessivo.

"A reposição hormonal é o tratamento mais adequado para atenuar os efeitos da menopausa. Esse hormônio é exatamente igual ao que o ovário produz no decorrer da vida fértil, essa reposição dura até cinco anos e retira alguns sintomas da menopausa", explica Camila Andrade.

A médica ressalta que quando o tratamento é recomendado uma série de opções podem ser usados. "Os principais hormônios usados neste tratamento é o estrogênio e a progesterona, mas em alguns casos a testosterona também é usada, além dos avanços tecnológicos que já usam a gestrinona".

No entanto, a especialista afirma que nem todas as mulheres podem fazer reposição hormonal. Quem teve casos de cânceres, trombose, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, por exemplo, deve evitar, mas cada caso precisa ser avaliado individualmente.

Contudo, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para aliviar os sintomas da menopausa, como:

- Utilizar roupas leves;

- Beber bastante água;

- Praticar atividades físicas;

- Apostar nos alimentos naturais e

- Diminuir o consumo de cafeína, álcool e alimentos picantes.

Serviço

Clínica Médica Andrade e Medalha

Rua José Bolfarini, 396

WhatsApp: (18) 99609-8069

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais