24 de Fevereiro de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Médico especialista explica como fazer musculação sem sobrecarregar os joelhos

Dr. Sebastião Júlio Rodrigues Junior explica como distribuir a carga nas diferentes articulações do corpo

Ao mesmo tempo em que o joelho é a maior articulação do corpo humano, sustentando todo o peso, é mais propenso a desenvolver lesões. Por isso é importante distribuir a carga nas diferentes articulações, principalmente na hora de malhar.

O Dr. Sebastião Júlio Rodrigues Junior dá dicas sobre como distribuir a carga e também fala sobre os problemas mais comuns causados por erros na hora da musculação.

Durante a musculação a postura adequada para a realização dos exercícios físicos e o repouso entre os treinos são fundamentais para evitar a sobrecarga articular.

Os problemas mais comuns causados pelos erros cometidos na hora da musculação são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos do joelho.

Divulgação - Médico fala sobre os problemas causados pela sobrecarga nos joelhos na hora de malhar
Médico fala sobre os problemas causados pela sobrecarga nos joelhos na hora de malhar


Exercícios que envolvem o agachamento ou o legpress com excessiva flexão de joelhos podem forçar a cartilagem da patela, meniscos, tendões e ligamentos. Além disso, a pessoa ainda pode desenvolver a tendinopatia, uma inflamação nos tendões.

Já os exercícios de flexões de joelho que trabalham os músculos posteriores das coxas (isquiotibiais), quando realizados em excesso podem desequilibrar o alinhamento dinâmico de todo o membro inferior. Esses exercícios também podem desenvolver uma lesão chamada condromalácia patelar, que afeta a cartilagem entre a patela e o fêmur, sendo considerado o início do desgaste da cartilagem.

Para proteger os joelhos, é importante realizar um aquecimento com esteira, bicicleta ergométrica ou movimentos de membros superiores antes de praticar qualquer exercício ou modalidade esportiva, como futebol, tênis ou vôlei. Para quem pratica atividade física e faz musculação o cuidado deve ser redobrado, principalmente durante o treino.
Divulgação
+ VEJA TAMBEM