18 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Mulher é internada com suspeita de coronavírus em hospital de São José dos Campos

Paciente informou que o marido retornou da China no fim de dezembro e, por causa dos sintomas, buscou atendimento nesta quarta-feira (29) em um hospital particular.

A cidade de São José dos Campos tem um caso suspeito de coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde municipal.

A paciente é uma mulher de 51 anos, que procurou atendimento com os sintomas da doença nesta quarta-feira (29) em um hospital da rede particular. O estado de saúde dela é estável.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia. Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

Por esse motivo, o caso suspeito de São José dos Campos não constava no balanço desta quarta, data em que o Ministério da Saúde informou que o Brasil tinha nove casos suspeitos da doença em seis estados.

A paciente começou a apresentar no domingo (26) sintomas como febre, tosse, coriza, cefaleia (dor de cabeça) e fraqueza. Ela disse à equipe médica que o marido retornou da China no fim de dezembro e, por causa dos sintomas, os médicos optaram pela internação e isolamento dela.

Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente está sendo tratada com Tamiflu, que é o medicamento usado no tratamento da gripe Influenza (H1N1).

O caso foi informado pelo hospital da Unimed à Secretaria de Saúde de São José dos Campos, que divulgou uma nota (leia na íntegra abaixo). A Prefeitura de São José informou que notificou o Estado no fim da tarde desta quarta. Apesar disso, o Estado afirmou que, por enquanto, tem três notificações da doença - todas na capital.

Procurada pelo G1, a Unimed informou que informou que notificou a Vigilância Epidemiológica e segue todos os protocolos recomendados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Além da suspeita em São José dos Campos, o Brasil tem ao menos outros nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados. São Paulo tem outros três casos suspeitos, todos na capital paulista. Nenhum caso da doença foi confirmado no país.

O surto de coronavírus provocou mais de 100 mortes na China, onde o número de infectados passa de 4,5 mil. De todas as mortes até o momento, a maior parte foi registrada na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, epicentro da contaminação.

Nota da Vigilância Epidemiológica de São José:


A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São José dos Campos foi notificada nesta quarta-feira (29), por um hospital particular da cidade, sobre um suposto caso de coronavírus em uma paciente de 51 anos, que está internada apresentando sintomas como febre, tosse, coriza, cefaleia (dor de cabeça) e fraqueza.

Por enquanto, o caso está sendo tratado como suspeito.

Ela apresentou os primeiros sintomas em 26/01 e seu estado geral no momento é estável.

A paciente relatou que o marido esteve em viagem à China, a trabalho, por 30 dias, em dezembro e que ele teria apresentado sintomas de gripe ao retornar ao Brasil. No momento o marido encontra-se em Itajubá, onde trabalha, sem apresentar sintomas de gripe.

A paciente está em isolamento e sendo tratada com Tamiflu, que é o medicamento usado no tratamento da gripe Influenza (H1N1).

A Vigilância já enviou aos serviços de saúde da cidade, como UBS’s, UPA’s e hospitais públicos e privados, um ofício (datado de 27/01), com as orientações para o atendimento de pacientes com suspeito da doença.


G1
+ VEJA TAMBÉM