02 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Pantanal | Como saber se está pronta para a primeira relação sexual? Especialista explica.

Dra. Carolina Curci, ginecologista e obstetra, ressalta que mais do que a libido, é imprescindível ter conhecimento sobre contraceptivos e IST´s

A primeira relação sexual causa euforia nos envolvidos, assim como o desejo e a libido provocam sensações únicas, é preciso estar preparado para o momento e se entregar para a nova experiência com segurança.

Para a Dra. Carolina Curci, ginecologista e obstetra, é imprescindível que a pessoa tire todas as dúvidas sobre contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis com um profissional, e somente a partir daí dê o próximo passo, com a certeza do sexo seguro.

"Por incrível que pareça, falar sobre virgindade ainda é um tabu. Não existe a idade ideal, e sim o momento em que a pessoa se sente pronta. E, isso envolve muito mais do que desejo, envolve conhecimento. Por isso, a educação sexual deve fazer parte da rotina das famílias", comenta Dra. Carolina.



O próximo passo é ter uma conversa com o parceiro, falar sobre o seu desejo e quando se sentir preparada fisicamente e mentalmente, realizar esse momento que será muito especial. Para se sentir preparada, vale conversar com uma pessoa próxima que já tenha vivido esse momento, e principalmente conversar com um ginecologista e tirar todas as dúvidas.

A profissional ressalta, que além das IST´s que são importantíssimas serem prevenidas, hoje 60% das gestações acontecem de maneiras indesejadas. Por isso, a importância de um respaldo profissional.
Divulgação
+ VEJA TAMBEM