Buscar no site

Paraguaçu Paulista tem um aumento no número de casos de dengue

População precisa estar atenta com os cuidados diários para evitar a proliferação do mosquito

Assessoria de PP

  • 17/03/23
  • 08:00
  • Atualizado há 57 semanas

As chuvas não têm dado trégua e junto com elas o calor intenso tem favorecido o aumento considerado de infestação do mosquito Aedes aegypti em Paraguaçu Paulista. Isso tem preocupado e muito o Poder Público e a equipe da Vigilância em Saúde, já que o aumento

no número de casos também tem crescido.

Desde o início do ano, 157 pessoas foram notificadas na cidade. Destas, 14 foram casos positivos, 84 negativos e 59 estão esperando a confirmação.

Para orientar a população e combater a dengue, a equipe de Agente de Combate às Endemias tem visitado as casas, terrenos, prédios entre outros, desenvolvendo ações como busca ativa, eliminação de criadouros e tratamento focal. As ações também são intensificadas nos locais onde há casos positivos.

Entretanto, segundo os agentes, todo esse esforço se torna pequeno se cada um não fizer a sua parte no que diz respeito aos cuidados com suas casas e quintais.

Em períodos como esse, a população precisa estar atenta com os cuidados diários para evitar a proliferação do mosquito, que incluem tarefas simples na rotina, evitando condições propícias ao desenvolvimento do mosquito, como água parada vasos de plantas, recipientes deixados em quintais, vasilha de água de animais e terrenos, telhados, calhas, garrafas, pneus, caixas d'água e reservatórios de água sem tampa.

Sintomas

É preciso também estar atento aos primeiros sinais e sintomas da doença, que incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

Esses sintomas se assemelham aos de outras várias doenças, entre elas a COVID-19, por isso procurar ajuda médica é a melhor saída para iniciar o tratamento adequado.

Receba nossas notícias em primeira mão!