08 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Santa Casa de Assis oferece atendimentos pelo SUS

Durante a Pandemia COVID-19, Hospital dispõe de 10 leitos de UTI e 10 leitos de Enfermaria, além de UTI Móvel

Uma das grandes missões da Santa Casa de Assis, Instituição Filantrópica, é o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde de Assis e região.

Em 2019 foram realizados pelo SUS 4.741 internações, 3.458 exames de imagem (ultrassom, raio-x e tomografia), 40.998 de exames laboratoriais e 2.985 cirurgias; além do oferecimento de 97.818 refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia e dieta enteral), para pacientes e seus acompanhantes.

A estrutura oferecida nesses atendimentos ainda conta com o suporte de 5 salas cirúrgicas, UTI, Brinquedoteca, Laboratório de Análises Clínicas, Exames de Imagem, Farmácia, equipes qualificadas de Enfermagem e Médica e a menor taxa de infecção Hospitalar da região, garantindo mais segurança e saúde aos pacientes.

Divulgação - Santa Casa de Assis oferece atendimentos pelo SUS
Santa Casa de Assis oferece atendimentos pelo SUS


COVID-19 SUS- Durante a Pandemia Covid-19, o atendimento SUS na Santa Casa de Assis se destacou ainda mais, visto que hoje o Hospital oferece 10 leitos de UTI (casos graves) e 10 leitos de Enfermaria (casos leves), além de contar com o serviço de UTI Móvel, promovendo a transferência de pacientes SUS gratuitamente, não só de Assis, mas dos 12 municípios referenciados.

O serviço de UTI Móvel foi uma conquista da região, oportunizada pela união de forças e solidariedade de um grupo de pessoas e empresas de Assis, que organizadas no Fundo Assis Covid-19 viabilizaram recursos financeiros para a compra de um veículo de transporte avançado e de diversos materiais de primeira necessidade no enfrentamento da doença, como medicamentos, equipamentos e EPIs.

Desde o início do funcionamento a UTI Móvel já atendeu 18 pacientes SUS. Quando a transferência ocorre para outras regiões é realizada uma parceria com as Prefeituras, que entram com uma contrapartida mínima para custeio da equipe e locomoção. Para auxiliar na manutenção da equipe e do veículo, o serviço também pode ser contratado.

HEMODINÂMICA, CIRURGIAS CARDÍACAS E O SUS – A Santa Casa de Assis tem investido e inovado, como a implantação da Hemodinâmica e início de novas Cirurgias. Apesar de serem oferecidas somente para atendimento particular e convênios, a Diretoria Executiva da Organização já iniciou as tratativas para credenciar estes serviços no Ministério da Saúde, para futuramente incrementar ao atendimento SUS. Para o credenciamento uma das exigências é série histórica de atendimento, de forma que não é possível iniciar o atendimento de um novo exame ou cirurgia já conveniado ao Sistema Único de Saúde.

MATERNIDADE SUS - Além destes serviços, a Santa Casa de Assis reformou toda a Ala SUS da sua Maternidade em 2019, transformando as acomodações coletivas (com 5 e 6 leitos), em Ala de apartamentos, com acomodações para 2 leitos e um banheiro adaptado cada, oferecendo um atendimento muito mais humanizado e confortável. Essas obras foram realizadas com recursos federais de uma emenda do deputado Capitão Augusto, grande parceiro da Santa Casa.

ENCAMINHAMENTO SUS – Conforme as regras de regulação do SUS, o atendimento aos pacientes no Hospital ocorre somente por encaminhamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Unidades Básicas de Saúde – UBS e Secretarias de Saúde dos Municípios Referenciados.

Vale destacar que a Santa Casa de Assis, assim como outras instituições que atendem pelo SUS, tem mensalmente um prejuízo diante dos recursos repassados pelos serviços prestados e neste sentido a Diretoria Executiva, visando a saúde financeira da Instituição e a manutenção dos atendimentos a população mais carente, tem inovado e investido em serviços para particulares e Convênios.

Acompanhe a Santa Casa de Assis nas redes sociais e pelo site www.santacasadeassis.org.br

Assessoria Santa Casa de Assis
+ VEJA TAMBÉM