Buscar no site

Sequelas da Covid atingem até 65% dos brasileiros, mostra estudo

Pesquisa foi feita por pesquisadores da Ufpel em parceria com a organização de saúde pública internacional Vital Strategies. Os resultados são baseados em um levantamento telefônico no país com 9 mil pessoas.

G1

  • 19/08/22
  • 16:00
  • Atualizado há 83 semanas

Mulher usando máscara de proteção facial passa diante de um cartaz com alerta sobre o coronavírus na região central de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO
Mulher usando máscara de proteção facial passa diante de um cartaz com alerta sobre o coronavírus na região central de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Cerca de 65% dos brasileiros infectados pelo SARS-CoV-2 (o vírus causador da Covid-19) apresentam pelo menos uma sequela, como a perda de olfato ou paladar.

É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) em parceria com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e a organização de saúde pública internacional Vital Strategies.



Os resultados são baseados em dados de registros telefônicos com 9 mil entrevistados no país. Divulgada em abril, a pesquisa foi batizada de Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).

Os principais sintomas registrados no levantamento foram:

- Perda de olfato e/ou paladar (30,4%)

- Problemas musculares (25,5%)

- Fadiga e/ou cansaço (23,6%)

- Perda de memória (21,1%)

- Perda de cabelo (19,3%)

- Falta de ar (18,6%)

- Sono (14,5%)

Ainda segundo a pesquisa, 4,8% dos entrevistados não tomaram a vacina contra a Covid-19 - quase 30% dos não vacinados disseram que não foram imunizados por não acreditarem na eficiência da vacina.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos