Buscar no site

Teste rápido de dengue começa a ser realizado em UBS's de Assis

O exame é feito após diagnóstico médico

Redação AssisCity/Informações: Assessoria PMA

  • 26/04/23
  • 11:00
  • Atualizado há 52 semanas

A partir desta quarta-feira, 26 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Assis, começam a oferecer testes rápidos para a detecção da dengue, seguindo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Diferentemente dos testes para COVID-19, a realização do teste da dengue será avaliada pelo profissional de saúde, após a eliminação de outras possíveis causas para os sintomas apresentados pelo paciente.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, existem quatro grupos de classificação de risco para dengue, sendo que apenas a partir do grupo B será realizado o teste. É importante ressaltar que a principal ferramenta de combate à dengue é a união de forças entre a população e as equipes de saúde.

"A oferta dos testes rápidos para a detecção da dengue será mais uma importante ferramenta de combate a essa doença em nossa cidade. No entanto, é fundamental que cada um faça a sua parte para enfrentarmos essa situação", destacou a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.

A população deve estar atenta aos sintomas da dengue, como febre alta, dores de cabeça e no corpo, além de náuseas e vômitos. Caso apresente esses sintomas, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.

Receba nossas notícias em primeira mão!