Buscar no site

Unidades básica de saúde de Assis oferecem testes rápidos de COVID-19

O teste de antígeno é capaz de detectar proteínas produzidas na fase de replicação viral em até 15 minutos

Redação AssisCity

  • 15/05/22
  • 09:00
  • Atualizado há 100 semanas

As unidades da atenção básica do município de Assis estão oferecendo gratuitamente teste rápido de COVID-19 para identificar os casos positivos da doença e orientar sobre os cuidados necessários com a própria saúde e dos que estão próximos.

O teste de antígeno é capaz de detectar proteínas produzidas na fase de replicação viral em até 15 minutos e é colhido por meio de 'swab nasal' (cotonete longo e estéril).

Para fazer o teste, a pessoa que apresentar os sintomas gripais deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde será notificado e acompanhado para realizar a coleta.

A coordenadora da Atenção Básica, Daiane Vieira dos Santos Teodoro, explicou ao Portal AssisCity sobre os procedimentos nas unidades após o teste: "No caso da pessoa apresentar sintomas e o resultado do teste ser negativo, o protocolo que utilizamos é o de realizar a contra prova através do teste RT-PCR, que é um diagnóstico laboratorial, feito por biologia molecular. A coleta é encaminhada para o Adolf Lutz, em São Paulo", afirma.

Daiane também deixa um alerta para toda a população para cuidados com a doença:

"Sabemos que nesse período do ano as pessoas estão mais suscetíveis a contraírem doenças respiratórias como Influenza ou COVID-19. Orientamos que a população continue procurando os pontos de vacinação para ser imunizada e continue com os devidos cuidados", alerta.

Segundo Daiane, embora o uso da máscara não seja mais obrigatório, é muito importante que todos continuem atentos aos sintomas e à transmissão do vírus.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais