Buscar no site

UPA comunica fluxo de atendimento para casos de sintomas gripais em Assis

De acordo com o coordenador médico da UPA, Dr. Gustavo Navarro, a maioria das pessoas com síndrome gripal não necessita de tratamento específico e não apresenta complicações.

Assessoria FEMA

  • 10/01/22
  • 15:00
  • Atualizado há 115 semanas

A primeira semana de 2022, em Assis, começou apresentando diversos casos de gripe pela Influenza H3N2. Como se já não bastasse o aumento nos números dos casos de Covid-19, agora a população movimenta a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município apresentando diversos sintomas gripais, intensificado, também, devido às profundas semelhanças entre os sintomas da Covid-19.

A preocupação das autoridades, no momento, é com a superlotação da UPA Assis, já que a unidade atende urgência, emergência, como, cortes, fraturas, traumas, infartos e derrames além do pronto atendimento.

De acordo com o coordenador médico da UPA, Dr. Gustavo Navarro, a maioria das pessoas com síndrome gripal não necessita de tratamento específico e não apresenta complicações. "A recomendação é que nos primeiros dois ou três dias os adultos, jovens e as pessoas sem comorbidades permaneçam em casa e com hidratação adequada, pois os sintomas costumam desaparecer após esse período", comenta o médico.



Ao notar a presença de sintomas, os pacientes devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima em caso de falta de ar, febre alta persistente por mais de 24 horas ou se for parte de algum grupo de risco, como: diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, imunossuprimidos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos. O período de transmissão da Influenza é de um dia antes do aparecimento dos sintomas e até de cinco a sete dias após adoecer. Também é recomendado à população geral, acima de seis meses de idade, que se imunize com a vacina da gripe.

Para desafogar o atendimento na UPA, a Secretaria Municipal de Saúde divulga toda noite, um cronograma dos locais que estarão atendendo sintomas leves de gripe, como dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, tosse e febre. Você pode conferir os horários por meio das redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, o link está aqui.

O Dr. Gustavo Navarro complementa dizendo sobre a importância da imunização. "É importante lembrar que, em relação à Covid-19 e também à Influenza sazonal, a vacinação protege contra as formas graves da doença, portanto aqueles que possuem o esquema vacinal completo podem ficar mais tranquilos", finaliza.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos