Buscar no site

Tupãense estudante de medicina da USP irá estagiar em Harvard, nos EUA

Eduardo Soares Cirne de Toledo foi selecionado para trabalhar num projeto de iniciação científica em um laboratório da Harvard SchoolofPublic Health, considerada por pesquisas a melhor universidade do mundo.

Redação Tupacity.com

  • 02/12/13
  • 10:00
  • Atualizado há 545 semanas

O jovem tupãense Eduardo Soares Cirne de Toledo irá embarcar no próximo dia 27 de dezembro para os Estados Unidos da América em busca de um sonho. O estudante do Curso de Medicina da USP foi selecionado para trabalhar num projeto de iniciação científica em um laboratório da Harvard SchoolofPublic Health, considerada por pesquisas a melhor universidade do mundo.

Apesar de embarcar no final do mês, Eduardo irá iniciar suas atividades no campus no dia 17 de janeiro, ficando em Harvard por um período de um ano.

"Esse ano foi o mais concorrido em relação ao intercâmbio para Harvard", ressalta o estudante.

Eduardo contou ainda que a seleção foi feita por meio do Currículo Vitae de cada candidato, uma carta de interesse, uma carta de recomendação e entrevistas realizadas por alunos que já participaram do programa. Além disto, foi preciso passar pela entrevista de três professores da Universidade de Harvard.

"Fui escolhido para um laboratório em microcirurgia, já que tinha experiências prévias na área, devido a uma Iniciação Científica que fiz no segundo ano da Usp", conta o jovem.

Eduardo que optou pela medicina espelhando o pai Carlos Eduardo Cirne de Toledo que também é médico Cardiologista, Infectologista e Intensivista, e ingressou na UPS, pois se pautou nos rankings internacionais que aponta o curso de medicina como pioneiro na América Latina, se considera um sortudo.

"Achei que deveria tentar e com sorte e esforço deu certo. Como tenho um tio que fez economia na Usp e depois foi para Harvard, decidi tentar o mesmo. Também procurei os rankings internacionais que apontavam Harvard como a melhor universidade do mundo,

acabei dando sorte de novo, dessa vez foi sorte mesmo, por ser do quinto ano as coisas ficaram mais fáceis para mim, que já tinha mais experiência acadêmica", conta o universitário.

Eduardo ainda atribuia conquista, a seu estágio no período de um ano com o maior Grupo Cirúrgico de São Paulo, chefiado pela Dra. AngeliaHabr Gama, o que facilitou no momento de referências.

"Tenho o objetivo de tentar ficar nos Estados Unidos e clinicar por lá, se possível. Claro que para tanto eu vou ter que passar por rigorosos testes para validar meu diploma por lá. Não sei se vou conseguir, mas não custa tentar. O Brasil está se tornando um país bem menos atraente para os médicose eu estou tentando planejar a carreira com cuidado, para que além de sustento ela me traga satisfação", conclui o tupãense.

Eduardo Toledo ainda agradeceu a força dada a turma de amigos de Tupã e a família, que deu o exemplo a ser seguido.

Receba nossas notícias em primeira mão!