Buscar no site

Ministro inaugura termelétrica da Cocal II

Unidade instalada em Narandiba produz 80 MW de energia a partir do bagaço da cana

Assessoria de Comunicação

  • 28/09/10
  • 00:00
  • Atualizado há 709 semanas

Nesta segunda-feira, foi inaugurada oficialmente a Usina Termelétrica (UTE) da Cocal II, instalada em Narandiba/SP. O evento fez parte da agenda do Ministério de Minas e Energia, que inaugurou simultaneamente oito novos empreendimentos no interior do Estado de São Paulo, somando 543 MW de potência instalada e 194,6 MW médios de energia assegurada.

A Usina Cocal conta com duas unidades termelétricas. A primeira, instalada em Paraguaçu Paulista/SP, entrou em atividade em 2002, com capacidade de cogeração de 28.2 MWh, volume suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes.

A UTE Cocal II, iniciada em 2006, está em operação com capacidade instalada de 80 MWh, sendo que na fase final terá uma capacidade nominal de 160 MWh. A energia produzida é utilizada para abastecer a planta industrial da unidade, que deve moer nesta safra 3,2 milhões de toneladas de cana, e o restante vai para a linha de distribuição da CTEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista.

Sobre a Cocal

A Cocal entrou em atividade em maio de 1980, com a implantação do Proálcool. A empresa começou processando 3.180 toneladas de cana/dia e produziu o equivalente a 22.500 m³ de álcool/ano. Em 1983, ampliou seu parque industrial e passou a produzir 55 mil m³/ano. A partir de 1994, a Cocal passou a fabricar açúcar, e com o processo produtivo sempre em crescimento, atingiu novos patamares de produção, mantendo-se como a maior indústria de Paraguaçu Paulista e uma das maiores da região.

Nesta safra de 2010, somando as duas unidades, a empresa tem previsão de moer aproximadamente sete milhões de toneladas de cana.

Hugo Rogger Stamm, gerente da Destilaria Andrade; Enio Magro, prefeito de Narandiba; Ubirajara Rocha Meira, da Eletrobrás; Carlos Ubiratan Garms, co-presidente da Cocal II; Márcio Zimmerman, ministro de Minas e Energia; e Marcos Garms, presidente da Cocal II

O evento na Cocal contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann

Receba nossas notícias em primeira mão!