Buscar no site

Doença Bucal x Doença Sistêmica

Patricia Sartori

  • 26/04/16
  • 08:00
  • Atualizado há 417 semanas

Hoje muito se discuti sobre a relação entre a saúde bucal e a saúde sistêmica. Os profissionais da saúde em geral devem ficar atentos a esse assunto, pois a integridade da saúde periodontal além de evitar perdas dentárias, previne a manifestação e agravamento de algumas condições sistêmicas.

Atualmente, com a evolução da odontologia, o enfoque da prevenção não se limita apenas à aplicação de flúor, selante, e orientação de higiene bucal. A integração Periodontia/Medicina Bucal pode favorecer a realização de diagnósticos precoces de doenças sistêmicas bem como diminuir o agravamento das mesmas.

Doenças cardíacas

As doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros e é a segunda causa de morte no país.

Segundo o INCOR - Instituto do Coração- 40% dos pacientes atendidos com endocardite bacteriana apresentam má higiene bucal.

Estudos científicos afirmam que pessoas com doença periodontal são duas vezes mais susceptíveis a doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis. Portanto, muitos tipos de Doenças cardiovasculares podem ser prevenidos controlando seus fatores de risco, entre eles a doença periodontal.

Isto se explica pelo fato de que as bactérias causadoras de doenças periodontais podem alcançar a corrente sanguínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana, inflamação no revestimento e válvulas cardíacas.

O dentista deve ficar atento aos pacientes portadores de febre reumática, prolapso da válvula mitral ou sopro cardíaco, pois esses normalmente necessitam de antibióticoterapia prévia aos procedimentos periodontais.

O medico cardiologista deve ficar atento também se o paciente está com a saúde bucal em dia e fazer o encaminhamento deste para um profissional da área da odontologia para realizar um cuidado especial na profilaxia bucal.

Diabetes

Milhares de pessoas possuem diabetes e não sabem. Uma das manifestações bucais da diabetes é a doença periodontal. Esse processo ocorre porque o diabético apresenta menor capacidade de defesa e reparação tecidual. O problema maior é que as infecções, no caso a periodontal, pioram o quadro de saúde do diabético por perturbar o controle do metabolismo da glicose.

Portanto, a atuação do periodontista será de grande importância tanto para o diagnóstico precoce da diabetes quanto para a integridade da saúde geral de pacientes diabéticos.

Câncer

É de extrema importância a avaliação periodontal antes do tratamento de câncer, tanto o cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico, pois podem ocorrer manifestações bucais decorrentes destes tratamentos ou agravar as doenças bucais já existentes.

Paciente com doença periodontal pode ter o seu quadro agravado causando uma infecção sistêmica, o que debilita ainda mais o estado geral de saúde do paciente. Por esse motivo, há alguns casos que o tratamento para o câncer tem que ser interrompido até que o problema de saúde bucal seja sanado.

Pneumonia

Artigos científicos mostram que na placa ou biofilme bucal podem ser encontradas uma variedade de bactérias patógenas respiratórias. Portanto, intervenções que reduzem o crescimento do biofilme podem diminuir o risco de pneumonia. Assim, é de extrema importância que seja realizada uma higienização bucal eficaz em pacientes com risco de pneumonia.

Gastrite crônica

Muitos estudos evidenciam que a bactéria Helicobacter pilory, causadora da gastrite crônica, úlcera péptica gástrica e duodenal e até associada ao desenvolvimento de câncer estomacal, fica alojada na cavidade bucal podendo favorecer uma retroalimentação da mesma no trato gástrico. Num estudo realizado no Hospital Dental de Glascow, na Escócia, foi detectada a presença desta bactéria na placa dental de 38% dos pacientes examinados.

Partos Prematuros

Infecções durante a gravidez podem causar abortos, partos prematuros e o nascimento de bebês com baixo peso. Devido a esse fato, foram desenvolvidas varias pesquisas, dentre elas a realizada na Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, que descobriu que a infecção proveniente da doença periodontal também pode prejudicar o bom desenvolvimento de uma gravidez saudável e o nascimento do bebê com peso normal e no tempo certo.

Na tabela abaixo selecionamos as principais doenças sistêmicas para resumir a relação saúde bucal e saúde sistêmica.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também