Buscar no site

Paraguaçuense vai disputar prova de ciclismo mais longa e difícil do mundo nos EUA

Ciclistas de todo o mundo participam da competição.

Redação Paraguacity.com

  • 09/05/16
  • 14:00
  • Atualizado há 415 semanas

O paraguaçuense Osvaldo Querino está se preparando para disputar a RAAM, competição de ciclismo mais longa e difícil do mundo. A oportunidade de participação de Osvaldo nessa disputa surgiu no final de 2015, quando o paraguaçuense soube que havia interesse de um participante da prova em levar alguém de Paraguaçu como auxiliar.

"No momento, fiquei afoito com a notícia, mas logo a excitação deu lugar a serenidade, quando tomei conhecimento das atribuições e requisitos pra participar como staff (auxiliar) da prova. Foi feita uma seleção entre inscritos, e a pessoa escolhida não pôde participar, por motivos pessoais", afirmou Osvaldo.

O paraguaçuense afirma que quando foi indicado para ocupar a vaga em aberto, precisou tirar passaporte e visto, já que a disputa acontece nos Estados Unidos. Depois disso, ele foi escolhido pela Vencendo Desafios Team Brasil, sob tutela do Marcio Milan, a ser o quarto ciclista a participar da RAAM.

"Confesso que não estava física e psicologicamente preparado pra um desafio dessa magnitude, no entanto, a equipe decidiu me dar a "chance da minha vida", participar de uma prova única no mundo, e que dificilmente eu iria com recursos próprios", explicou.

O ciclista afirma que já havia chegado a se imaginar participando da disputa, que tem participantes do mundo inteiro, mas tentou não alimentar expectativas que pudessem ser frustradas posteriormente.

"Mas, lá no fundo, Deus já tinha definido as coisas como deveriam ser, e, agora, só treinar forte, diariamente, exigir o máximo do meu físico e fazer uma boa prova, e ajudar a equipe terminar a prova em menos de sete dias, que é a meta para esse ano", disse.

O paraguaçuense agora segue se preparando para a RAAM e diz que vai realizar um sonho.

"Essa não é uma prova comum, nela encontraremos clima com zero grau, calor de 52º no deserto, subidas intermináveis, animais que podem provocar acidentes e 5 mil km de asfalto que levarão os ciclistas ao limite da resistência", descreveu.

"O principal objetivo de quem disputa uma RAAM, não é ser campeão, mas conseguir chegar ao seu final, dadas as dificuldades em se disputar uma corrida dessa magnitude", finalizou.

RAAM

Race Across America é o evento de ciclismo mais longo e mais difícil do mundo. Em 1982, a RAAM começou com quatro pilotos a solo com as equipes sendo adicionados em 1994.

O curso é de cerca de 30% maior do que o Tour de France e os pilotos devem terminar na metade do tempo permitido para a categoria turismo. Além disso, esta corrida é aberta a ciclistas profissionais e aos amadores também. Os ciclistas vêm de todo o mundo para competir na RAAM tornando-o um campo extremamente competitivo dos atletas.

Receba nossas notícias em primeira mão!