Buscar no site

Durante pedágio de conscientização, CREAS recebe duas denúncias de abuso infantil em Paraguaçu

Denúncias também poder ser feitas pelo Disk 100.

Redação ParaguaCity.com

  • 20/05/16
  • 08:00
  • Atualizado há 414 semanas

O CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) promoveu nesta quarta-feira (18) uma mobilização contra a violência sexual infanto-juvenil, como forma de celebrar o dia de luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante o período da manhã, os profissionais do CREAS promoveram uma campanha de rua, com distribuição de cartilhas e imãs para a sociedade em pontos de maior circulação de pessoas, visando transmitir informações sobre a data. Além disso, foram afixados banners e faixas em Departamento de Assistência, escolas, Unidades de Saúde, Fórum e Comércio local.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Tamires Comino, durante o pedágio na região central de Paraguaçu Paulista, duas pessoas fizeram denúncias de abusos contra crianças para os funcionários do CREAS.

"Teve duas pessoas que pararam as meninas da rede para fazer a denúncia, então a gente já estará agindo nesse sentido, encaminhando para a rede de serviços", afirmou.

As denúncias de abuso e exploração sexual infantil podem ser feitas ao CREAS, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Conselho Tutelar e toda a rede de serviços.

"A população também pode fazer a denúncia pelo Disk 100, que é o Disk Direitos Humanos, um canal gratuito onde a pessoa não precisa se identificar", destacou Tamires.

Segundo Tamires, quando ocorre a violência ou abuso, as crianças e adolescentes acabam desenvolvendo sinais que devem ser observados pelos adultos, para que as medidas sejam tomadas.

"Geralmente as crianças mudam o comportamento, elas tem medo de ficar sozinhas em lugares escuros e fechados, começam a chupar dedo, fazer xixi na cama, começam a apresentar vários sintomas, ter brincadeiras constantes com os órgãos genitais", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!