SAÚDE

11/01/2017 -- 16:18

Doença que deixa urina preta mata homem na Bahia

Até onde se sabe, a doença provoca dor muscular intensa e deixa a urina preta, mas ainda não há informações precisas sobre a contaminação

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Um homem não identificado, e que estava com sintomas da doença misteriosa que tem deixado a Bahia em alerta, morreu em 31 de dezembro, em Salvador. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10/1) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Até onde se sabe, a doença provoca dor muscular intensa e deixa a urina preta, mas ainda não há informações precisas sobre a causa da enfermidade. "Nós trabalhamos com quatro hipóteses: contaminação por bactérias, por vírus, por metais pesados e por toxina. A nossa maior preocupação é o número de casos. Nós estamos hoje com 52 casos, e não temos uma resposta para dar à população, e isso nos traz uma grande angústia", explicou a superintendente de vigilância à saúde da Sesab, Ita Cácia Aguiar, ao G1.

Inicialmente, os especialistas passaram a desconfiar que o problema estaria relacionado ao consumo de um determinado peixe do litoral da Bahia conhecido como olho de boi ou arabaiana, no entanto, a hipótese não foi confirmada.

Segundo reportagem do G1, amostras de pacientes foram analisadas no laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que indicaram vestígios do enterovírus e do parechovírus. A coordenação do laboratório espera ter um diagnóstico mais preciso até a próxima sexta-feira (13).



Metrópoles
Leia também!
MUITO PRAZER
Especialistas explicam para que serve o mesentério, novo órgão humano
O ano já começou "dando" ao corpo humano um novo órgão. Mas você sabe para que, afinal, ele serve? Tiramos as dúvidas com especialistas
ALERTA
Anvisa suspende produtos de limpeza com fórmulas diferentes das registradas
TRATAMENTO
Remédio para hepatite C é a aposta da Fiocruz para tratar zika
Os vírus da zika e da hepatite C têm enzima chamada RNA polimerase, que ajuda a multiplicação. Agente antiviral sofosbuvir age sobre essa enzima.
ALTERNATIVOS
Meditação, arteterapia e reiki serão oferecidas pelo SUS
Terapias alternativas compõem os procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
APROVADO
Anvisa aprova registro de remédio à base de maconha pela 1ª vez no Brasil
Mevatyl é indicado a adultos com espasticidade (rigidez muscular excessiva) relacionada à esclerose múltipla. Droga já é aprovada em 28 países.
CIÊNCIA
Aedes resistente ao vírus da dengue é criado por pesquisadores dos EUA
Cientistas modificaram geneticamente o inseto para evitar que doença seja transmitida; método não funciona para zika e chikungunya.
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook