SAÚDE

11/01/2017 -- 16:18

Doença que deixa urina preta mata homem na Bahia

Até onde se sabe, a doença provoca dor muscular intensa e deixa a urina preta, mas ainda não há informações precisas sobre a contaminação

Facebook
Twitter
Google +
Whatsapp
Surgerir Pauta
Comunicar Erro

Um homem não identificado, e que estava com sintomas da doença misteriosa que tem deixado a Bahia em alerta, morreu em 31 de dezembro, em Salvador. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10/1) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Até onde se sabe, a doença provoca dor muscular intensa e deixa a urina preta, mas ainda não há informações precisas sobre a causa da enfermidade. "Nós trabalhamos com quatro hipóteses: contaminação por bactérias, por vírus, por metais pesados e por toxina. A nossa maior preocupação é o número de casos. Nós estamos hoje com 52 casos, e não temos uma resposta para dar à população, e isso nos traz uma grande angústia", explicou a superintendente de vigilância à saúde da Sesab, Ita Cácia Aguiar, ao G1.

Inicialmente, os especialistas passaram a desconfiar que o problema estaria relacionado ao consumo de um determinado peixe do litoral da Bahia conhecido como olho de boi ou arabaiana, no entanto, a hipótese não foi confirmada.

Segundo reportagem do G1, amostras de pacientes foram analisadas no laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que indicaram vestígios do enterovírus e do parechovírus. A coordenação do laboratório espera ter um diagnóstico mais preciso até a próxima sexta-feira (13).



Metrópoles
Leia também!
CUIDADO!
Miomas uterinos, um inimigo que você deve atacar
Se você tiver algum destes sintomas, é hora de se preocupar. Você pode ser vítima dos temidos miomas.
BRASÍLIA
Representantes de Assis buscam apoio junto ao Ministério da Saúde para Santa Casa
MAIS MÉDICO
Prefeituras podem ampliar total de profissionais do Mais Médico
A medida poderá ser adotada tanto pelas cidades que já fazem parte do Programa como para as que ainda não aderiram à iniciativa
REGIONAL DE ASSIS
Morte de recém nascida com má formação é registrada no Hospital
Foi dada à luz a criança do sexo feminino, que estava sem vida
PESQUISA
INCOR recruta voluntários para estudo sobre vinho e flora intestinal
Podem participar homens, entre 45 e 70 anos de idade, que possam beber vinho
CAUSA
40% dos infartados têm como causa a pressão alta
Hipertensão é uma "inimiga silenciosa"
Acesse a versão clássica
Redecity. © 2017
Google Twitter Whatsapp Facebook