Buscar no site

Escola "Zinha Cação" é reinaugurada, em Paraguaçu

A escola estava fechada há cerca de dois anos

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

  • 10/02/17
  • 08:00
  • Atualizado há 376 semanas

Aconteceu na manhã da última quarta-feira, 8 de fevereiro, a reinauguração da EMEF Therezinha de Lourdes Cação Goya, localizada na Barra Funda, no "antigo SESI", em Paraguaçu.

A escola estava fechada há cerca de dois anos e os alunos eram transportados diariamente até outro bairro.

"Esta situação causava transtornos a muitos alunos e prejudicava a importante relação entre a escola e a comunidade", enfatizou Girlaine, diretora da escola.

Estiveram presentes ao acontecimento a prefeita Almira Ribas Garms, o vice-prefeito Clemente Junior, a diretora do Departamento de Educação, Esporte e Cultura Elza Arnelas Pacheco, além das demais autoridades e dos principais convidados que são os alunos e seus familiares.

Um mutirão de limpeza foi realizado pelas diretoras, coordenadoras e pela equipe das 23 unidades escolares do município que buscaram limpar e organizar o prédio para permitir que os alunos pudessem retornar às aulas.

Ao pegar o microfone para falar com o público, a prefeita Almira externou a emoção que aquele instante lhe reservava, pois neste mesmo dia fazia sete anos que seu esposo, Carlos Arruda Garms, nos deixava. Por outro lado, ela disse que este mesmo momento trazia muitas alegrias por rememorar sua história, por estar no bairro em que seu esposo nasceu e por contribuir para o renascimento da escola.

"A atual gestão prima pela educação e não mediu esforços para conseguir a documentação necessária que autoriza o funcionamento da Zinha Cação", ressaltou a prefeita Almira Garms.

A diretora do Departamento de Educação, Elza Arnelas Pacheco, expressou sua felicidade através de uma homenagem a o exemplo de mulher que fora Therezinha Cação.

"Não existe conquista maior, seja em títulos, troféus ou medalhas, do que cuidar de pessoas", acrescentou a diretora.

Para homenagear a grande atleta paraguaçuense Therezinha de Lourdes Cação Goya, que dá nome a escola, muitos familiares se fizeram presente, entre eles seus irmãos Roberto Carlos Cação, Eduardo Celso Cação, Eden José Cação, suas cunhadas Maria Augusta Cação, Lúcia Marson Cação, o cunhado Joaquim Carlos Cambraia, seus sobrinhos Daniela Maria Cação Azevedo, Marcos Cação Cambraia, Renata Marson Cação e Roberta de Freitas Cação e sua sobrinha Márcia Marise Cação. Todos se mostraram muito emocionados com a homenagem prestada.

A programação preparada para a reinauguração contou com a execução do hino de Paraguaçu que passará a ser entoado em todos os eventos cívicos e escolares, em seguida houve declamação de poesia pelas alunas Carla e Rafaela.

A Escola de Samba do Projeto Brincarte, coordenada pelo professor Reginaldo Galhardo, ficou responsável por levar um pouco de música e diversão aos convidados.

A diretora Girlaine Acorci acompanhada pela prefeita Almira e familiares de Therezinha Cação descerraram a faixa, colocando a escola novamente à disposição da comunidade.

Estiveram presentes ao acontecimento a prefeita Almira Ribas Garms, o vice-prefeito Clemente Junior, a diretora do Departamento de Educação, Esporte e Cultura Elza Arnelas Pacheco

Os principais convidados foram os alunos e seus familiares

Receba nossas notícias em primeira mão!