Buscar no site

Três mortes por gripe põem Taubaté em alerta contra vírus da doença

Segundo a Prefeitura, desde janeiro são 19 casos confirmados da doença. São três vírus em circulação, o que amplia risco de transmissão

G1

  • 22/03/17
  • 17:00
  • Atualizado há 370 semanas

Três pessoas morreram vítimas de gripe no último mês de janeiro em Taubaté (SP). O número colocou em alerta a Secretaria da Saúde do município. Neste ano circulam três vírus diferentes da doença na cidade - sendo o H1N1, Influenza H3N2 e Influenza B, os mais comuns em circulação no país.

A informação das mortes foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira (16) - ainda há outros óbitos sendo investigados. Em todo ano passado foram oito mortes causadas pela doença. Neste ano foram contabilizados 19 casos de pacientes com gripe em Taubaté, sendo um para H1N1, sete para Influenza H3N2 e 11 para Influenza B.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as vítimas fatais da doença são um jovem de 20 anos, que estava com o vírus Influenza B, uma mulher de 86 anos, também infectada com o vírus Influenza B e uma mulher de 50 anos, que foi contaminada com o vírus H3N2. As vítimas já eram portadoras de doenças associadas e tiveram os quadros de saúde agravados pelos vírus.

Quanto mais vírus diferentes são identificados em circulação, maior é a chance de um número expressivo de casos na cidade. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

Treinamento

Para evitar novos casos, a partir deste mês, profissionais de saúde passarão por um treinamento no próximo dia 29 com o objetivo de agilizar os fluxos de atendimento a casos suspeitos nas unidades de urgência e emergência e da atenção básica.

"Como anteciparam as ocorrências de casos e mortes, comparado ao ano passado, e como estão circulando os três vírus juntos, estamos fazendo essa ação de prevenção. Este ano pode ter um maior número de casos, inclusive casos graves", disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Taubaté, Stella Zöllner.

Representantes de laboratórios, igrejas, escolas, sindicatos e clubes de serviço, entre outros, já receberam da Vigilância Epidemiológica amostras de materiais informativos que podem ser reproduzidos para orientar a população. Estudantes de cursos de medicina, enfermagem e técnicos de enfermagem, por exemplo, serão convidados a participar da mobilização.

As redes sociais também serão empregadas como ferramenta para ampliar a divulgação com as dicas de prevenção.

A Prefeitura de Taubaté mantém em seu portal um hotsite com informações e dicas de prevenção contra a gripe. O internauta pode acessar o link e buscar dados relacionados à doença, como se dá sua transmissão, sintomas, medicamento e tratamento adequados, além dos cuidados necessários.

Vacinação

O Ministério da Saúde deve enviar as primeiras remessas de doses da vacina contra a gripe aos estados a partir do dia 10 de abril. Segundo a pasta, o início da distribuição da vacina fica a critério de cada estado, que definem com as secretarias estadual e municipal da saúde um cronograma específico para a imunização.

Ainda de acordo com o ministério, o Dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como Dia D, foi agendado para 6 de maio. Serão vacinados apenas grupos prioritários - que ainda serão anunciados pelo Ministério da Saúde.

Receba nossas notícias em primeira mão!