Buscar no site

Banco de Leite homenageia doadoras e incentiva a doação de leite humano, em Assis

O evento foi em comemoração ao Agosto Dourado, mês especial ao aleitamento materno em todo o mundo

Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity

  • 02/09/17
  • 08:00
  • Atualizado há 346 semanas

O mês de agosto é conhecido mundialmente como o mês do aleitamento materno. Por conta desse ato tão importante, o Banco de Leite de Assis realizou nesta quarta-feira, 30, um evento especial para comemorar a data e também homenagear as doadoras, que mantém a entidade em funcionamento há 15 anos.

Laura Rita Ferreira Correia é a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Assis (HRA) e comenta sobre a homenagem.

"O Banco de Leite Humano do Hospital Regional além de manter coleta em Assis, mantem Posto de Coleta de Leite nas cidades da região, como Tarumã, Cândido Mota, Santa Cruz do Rio Pardo, Paraguaçu Paulista, Maracaí e Palmital. Nós realizamos essa homenagem às nossas doadoras por conta da grande importância que elas têm para a vida de muitos bebês que não têm este alimento tão rico. Elas poderão conhecer pessoalmente o nosso espaço e também as Unidades Infantis, como a UTI Neonatal, para ver de perto alguns dos bebês que recebem o leite doado por elas. O mês de agosto é uma data importante para nós, pois celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado, para lembrar que este alimento vale ouro em nutrientes e outras substancias essenciais ao crescimento e desenvolvimento da criança, além de fortalecer os laços afetivos e cooperar na saúde materna", afirma.

Durante a homenagem, a diretora do HRA, Lenilda Ramos também esteve presente e comentou sobre esse ato de amor.

"O Banco de Leite de Assis tem 15 anos de existência e é muito importante para toda a região. O ato de doar traz coisas boas quando recebe e compartilha. Como diretora do Hospital Regional, só tenho a agradecer a todas e dizer que esse é um motivo de muito orgulho para nós. O Banco já recebeu o prêmio de categoria ouro por três anos e isso só demonstra a qualidade e o empenho da equipe, que é reconhecida por muita gente", acrescenta.

Atualmente a equipe do Banco de Leite é composta por oito funcionárias, incluindo auxiliares, nutricionistas e a médica pediatra e neonatologista, doutora Sandra Ramos.

Aparecida Coelho da Costa Ribeiro é uma das doadoras e fala sobre a emoção de ajudar.

"É muito gratificante saber que um pouco do meu leite pode salvar uma vida. O Davi é meu segundo filho e tive vontade de doar na primeira gravidez, mas não sabia como fazer. Desta vez a própria equipe entrou em contato comigo e aceitei prontamente", afirma.

Miriam Neves de Souza é de Cândido Mota e mãe da Vitória. Ela faz a doação do leite desde os seis dias de vida da pequena.

"Eu doo o leite desde os seis dias de vida da Vitória. Hoje ela está com 2 anos e 9 meses e ainda mama no peito. É uma sensação muito gratificante dar para o seu filho e também para outros bebês um alimento tão rico para a saúde deles. Inclusive, é importante falar para as mães que eu tenho prótese nos seios e mesmo assim consigo amamentar e doar tranquilamente. Com a orientação da equipe do Banco de Leite e do Posto de Coleta de Cândido Mota, todas as mães conseguirão doar tranquilamente", salienta.

Ela diz que inclusive desenvolveu uma técnica para ajudar na amamentação quando o bebê começa a ter dentinhos.

"Eu chamo de 'tetolé', que na verdade é o leite materno congelado em forminha de sorvete. Ele congelado não perde as propriedades e isso ajuda muito quando os nenéns estão com os dentinhos nascendo, que causa desconforto, e o leite congelado ajuda, pois alivia a dor e alimenta ao mesmo tempo", diz.

Juliana da Silva Nascimento também é de Cândido Mota e foi uma das homenageadas durante o evento.

"A Catarina é minha primeira filha e está com dois meses. Quando ela nasceu, minha mãe entrou em contato com o Posto de Coleta da cidade para saber como eu poderia doar. Desde então a equipe passa em casa para recolher as doações e é muito bom saber que estamos ajudando a cuidar da vida de outros bebês", acrescenta.

Conceição Almeida Santos e Patrícia Morato Leite fazem parte da equipe da Vigilância Epidemiológica de Cândido Mota, que é responsável pelo Posto de Coleta. Elas dão a orientação para as mães que quiserem doar.

"Nós temos há 11 anos o Programa Nascer e Crescer no Município, com o intuito de dar assistência às mães. Além do trabalho de agendar as vacinas, o teste do pezinho e outros cuidados, nós trabalhamos bastante em cima da amamentação, que é muito importante. Nós entregamos um kit para elas com álcool 70%, gaze e outros itens, além das orientações sobre o aleitamento", salientam.

Atualmente, o Banco de Leite conta com uma média de 30 doadoras. De acordo com Laura, as doações são sempre bem vindas, pois a demanda é grande. O leite doado é destinado aos bebês cujas mães não conseguem amamentar e é a primeira opção, para que eles não precisem do leite industrializado.

"As mães que quiserem fazer a doação do leite podem entrar em contato conosco e falar com a equipe. Nós agendamos uma visita à residência, para orientar, levar os materiais, tirar as dúvidas. Para quem não sabe, a equipe também busca as doações na casa da mãe doadora uma vez por semana, para que ela não tenha que se deslocar, e fazemos esse acompanhamento até os seis meses de idade. Para as mães que voltam a trabalhar depois da licença maternidade nós também orientamos sobre como armazenar o leite, para que o bebê possa continuar mamando mesmo depois da volta ao trabalho", explica.

O Banco de Leite do Hospital Regional de Assis fica localizado na Praça Doutor Symphronio A. dos Santos, s/n, no Centro.

O telefone de contato é (18) 3302-6067. Já o telefone do Posto de Coleta de Cândido Mota é (18) 3341-1373.

Parte da equipe do Banco de Leite do Hospital Regional de Assis

Aparecida Coelho da Costa Ribeiro e o pequeno Davi

Patrícia Morato, Conceição Santos, Juliana Nascimento com Catarina e Miriam Neves de Souza

Receba nossas notícias em primeira mão!