Buscar no site

Fotógrafo de Assis, Ricardo Brito, é premiado pela segunda vez em concurso internacional

Ele participou do concurso Brasília Photo Show

Redação AssisCity/ Fotos: Ricardo Brito

  • 17/09/17
  • 09:00
  • Atualizado há 344 semanas

Nascido em São Paulo, mas assisense de coração há mais de 17 anos, o fotógrafo, designer e publicitário Ricardo Brito conquistou pela segunda vez consecutiva um prêmio no Concurso Brasília Photo Show.

Trata-se de um concurso que conta com a participação de fotógrafos, amadores e profissionais, não apenas do Brasil, mas de diversos outros países. No ano passado, Ricardo recebeu uma menção honrosa por uma foto tirada em uma biblioteca na Alemanha e a medalha de bronze por uma foto tirada na praia de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

"Sou ilustrador, designer e publicitário há mais de 20 anos. A fotografia sempre foi uma paixão e faz parte do meu trabalho de criação. Sempre condicionei meu olhar para outras maneiras de enxergar o mundo, descobrir outros ângulos e isso me ajudou com a fotografia. Quando senti necessidade de me aperfeiçoar nesta área, fiz e concluí o curso de Fotografia na FEMA, o que me ajudou bastante nos trabalhos que desenvolvo", afirma.

Apesar da qualidade das suas fotografias, Ricardo diz que se considera longe de ser um fotógrafo profissional.

"O curso é muito importante, mas colocar a mão na massa é o melhor caminho e aprendo a cada evento que tenho a oportunidade de clicar. Tive o privilégio de trabalhar com as fotógrafas Lella Sodré e Carmem Portilho, o que me ajudou muito também. Quando vi, o curso já me orientava a ter um equipamento melhor, acertar mais do que errar e contribuir efetivamente para as fotos oficiais de um evento, por exemplo. Hoje eu continuo a trabalhar com publicidade, exercendo o cargo de direção de criação em uma agência de Assis, mas ainda disparando muitos cliques pela cidade e região", salienta.

Em 2017, Ricardo conseguiu se destacar novamente no concurso Brasília Photo Show e teve sua foto classificada entre mais de 9 mil concorrentes. A imagem foi tirada em Maceió, no Estado de Alagoas.

"Ter uma imagem selecionada ou premiada em um concurso destes é um reconhecimento de que se está no caminho certo e fazendo algo com qualidade, o que é essencial para qualquer profissional de qualquer área. Essa é a chance de colocar em prática tudo aquilo o que aprendi com os profissionais e mestres do curso. Além disso, é uma forma de saber que o carinho e a atenção de cada um deles também estão ali. Mas posso dizer que o melhor reconhecimento está em ver a emoção de quem recebe as suas imagens, seus sorrisos, suas lágrimas, o sentimento que você capturou em cada instante e que ficará eternizado. Fico muito feliz de ver o Jean Galvão, que também é de Assis e teve a sua foto selecionada entre as vencedoras, porque ele está levando a Catedral e o nome da cidade para todo o mundo", afirma.

O fotógrafo diz que tem grande prazer em fazer trabalhos fotográficos com cunho social.

"Algo extremamente prazeroso é poder praticar trabalhos de fotografias sociais. Registrar o trabalho de pessoas incríveis como os clowns do Cocegaterapia e dos Doutores dos Bem, o trabalho de todos profissionais e os internos da APAE, os idosos do asilo e muitas outras instituições é algo gratificante demais. O que ganhamos em troca não tem valor", conclui.

Foto vencedora do concurso em 2017

Foto tirada em biblioteca na Alemanha

Foto tirada na praia de São Francisco do Sul, em Santa Catarina

Ricardo Brito

Receba nossas notícias em primeira mão!